Não há como negar, a inteligência artificial está cada vez mais presente em diferentes áreas e causa grande impacto. Os avanços da tecnologia já podem ser percebidos no mundo da moda. Uma das possibilidades é a plataforma chamada Heuritech, que promete prever tendências com até um ano de antecedência e 90% de precisão.
Ficou curioso sobre como funciona e qual é o impacto disso para as marcas? O Fashion Bubbles preparou um artigo especial sobre o assunto, com o passo a passo do trabalho do algoritmo aliado ao de especialistas na área. Confira aqui todos os detalhes importantes para se manter atualizado sobre o que acontece no setor fashion!
O que é Heuritech?
![Heuritech: Como A Inteligência Artificial Prevê Tendências De Moda Com Um Ano De Antecedência 2 Heuritech promete prever tendências de moda com inteligência artificial](https://www.fashionbubbles.com/wp-content/uploads/2024/04/heuritech-1.jpg)
Em primeiro lugar, a Heuritech foi criada em 2013 por dois especialistas em Machine Learning (“aprendizado de máquina”, um subcampo da inteligência artificial). A proposta é oferecer insights valiosos para a indústria de moda e varejo.
Assim sendo, possui uma tecnologia de reconhecimento visual baseada em inteligência artificial e um modelo de previsão que permite às marcas de vestuário quantificar e prever o que as pessoas vão vestir. Dessa forma, poderia ajudar as empresas a entender e antecipar demandas.
Como funciona a Heuritech?
A tecnologia analisa mais de 3 milhões de imagens por dia para fornecer dados sobre o mercado de moda e roupas esportivas. Utiliza inteligência artificial para detectar 2 mil atributos, incluindo estampas, cores, tecidos, formas e detalhes.
Tem como base pessoas de diferentes segmentos, desde influenciadores digitais até consumidores convencionais. Coleta imagens de redes sociais, sites de marcas e desfiles, que servem como entrada para o algoritmo. Com base nas características extraídas, há uma classificação em categorias relevantes.
![Heuritech: Como A Inteligência Artificial Prevê Tendências De Moda Com Um Ano De Antecedência 3 Henritech promete prever tendências de moda com inteligência artificial](https://www.fashionbubbles.com/wp-content/uploads/2024/04/heuritech-2.jpg)
Em primeiro lugar, os paineis estão divididos em regiões geográficas, incluindo contas da Europa, França, Reino Unido, EUA, Oriente Médio, China, Coreia do Sul, Japão, Brasil, Taiwan, Tailândia, Singapura, Malásia, Filipinas e Indonésia. Cada um deles contém mais de 50 mil contas do Instagram e 400 mil contas do Weibo da China.
Esses dados são, então, cruzados com segmentos de consumo, geografia e sazonalidade para uma análise mais precisa e específica. Para transformar os achados em insights, utiliza-se um algoritmo mestre de aprendizado de máquina, uma combinação de sete algoritmos de previsão diferentes.
Segundo a empresa, é possível com toda a certeza indicar como os estilos e os produtos se comportarão com até um ano de antecedência, com 90% de precisão. Dessa forma, seria possível produzir apenas o que os consumidores desejam e reduzir o número de produtos não vendidos pelas marcas, resultando em maior lucratividade e relevância.
O site da Heuritech lembra da importância do trabalho humano. Isso porque a abordagem depende tanto de dados quanto do conhecimento dos seus especialistas em moda para realizar um nível abrangente de análise que envolve insights qualitativos e quantitativos.
Relacionadas
Relacionadas
Como as marcas podem usar a Heuritech para prever tendências?
As marcas podem utilizar a ferramenta de inteligência artificial para prever tendências. É uma maneira de estar um passo a frente de concorrentes que não se atualizaram e seguir em sintonia com os desejos dos consumidores.
Com base nos insights, as estratégias de marketing e de produção podem ter mudanças, pensando no que será realmente vendido para reduzir estoque parado. O monitoramento também pode indicar influenciadores e celebridades mais populares para estratégias de campanhas.
A lista de clientes da Heuritech conta com grandes nomes da moda. Entre eles estão Dior, Louis Vuitton, Prada, Adidas e Paco Rabanne.
Heuritech: conclusão
Como vimos anteriormente, a Heuritech pode prever, por meio de inteligência artificial, a demanda da moda por meio de dados dos consumidores. Segundo a empresa, é possível quantificar o que as pessoas vestem em todo o mundo e antecipar as mudanças do mercado.
E se você ama se atualizar sobre o mundo fashion, não pode deixar de acompanhar a nossa página de Moda. Lá, você encontra detalhes sobre desfiles, dicas e muitas fotos para servir de inspiração.
Fonte: fashionbubbles