Existem muitos personagens que nos deixaram irritados na : Voldemort, é claro, a louca Bellatrix Lestrange e, claro, a cruel Dolores Umbridge, que é uma das personagens mais detestáveis de todo o universo criado por .
E, no entanto, nenhum desses personagens irritou Vladimir Putin tanto quanto esse pequeno ser amado que só queria viver livre. Porque, sim, o pequeno elfo inofensivo (ou quase), causou polêmica na Rússia e até quase desencadeou um incidente diplomático por causa de sua “semelhança” com o chefe de estado russo.
Foi em 2002 que Dobby, o elfo doméstico, foi introduzido na série de filmes de sucesso, na segunda parte das aventuras de Harry Potter, em , de .
E enquanto no set do filme, a pequena criatura é representada por uma bola de tênis laranja montada em uma alça, o resto pertence à pós-produção, tendo Dobby sido criado inteiramente por computador. Seguindo as descrições do livro — e contando com os movimentos das orelhas de Max, um cachorro sempre presente em seu escritório — a equipe deu vida ao personagem na tela e é assim que chegamos ao resultado que pudemos ver nos filmes.
Mas é aqui que as coisas se complicam: no ano seguinte ao lançamento do filme, advogados russos criaram uma surpresa ao anunciar sua intenção de processar a Warner Bros. por um motivo estranho: Dobby se parece muito com Vladimir Putin!
A teoria deles: a criatura careca com orelhas caídas, nariz pontudo e olhos claros foi, segundo eles, imaginada a partir do rosto e das expressões de seu presidente, que ele mesmo reclamou da semelhança!
E para colocar lenha na fogueira, o site infantil da BBC, CBBC, chegou a publicar uma enquete sobre o assunto: de 5.500 votos emitidos, pouco mais de 54% concordaram que Putin e Dobby eram tão parecidos que dava para acreditar que eles foram separados no nascimento!
O pior foi evitado
De acordo com o site eonline.com, os relatos dos processos na época apareceram inicialmente em um jornal russo. No entanto, como um porta-voz da Associação dos Advogados Russos explicou à Rádio Free Europe, esse tipo de acusação — que já aconteceu antes — é quase impossível de provar porque exige o envolvimento de muitos especialistas. Assim, as chances de tal processo ter sucesso eram mínimas.
A controvérsia já passou e o julgamento não ocorreu. Dito isso, quando vistos lado a lado, há uma certa semelhança entre o personagem e o estadista em questão. Essa era realmente a intenção da equipe de pós-produção do filme ou foi pura coincidência? Provavelmente nunca saberemos, e para o bem da humanidade, certamente é melhor assim!
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. ou em sua plataforma de áudio favorita, e seja um Adorer de Carteirinha!
Fonte: adorocinema