CENÁRIO POLÍTICO

Haddad aponta alinhamento de empresas de tecnologia com a extrema direita: o que isso significa?

2025 word3
Grupo do Whatsapp CuiabĂĄ

O ministro da , Fernando Haddad, disse, nesta terça-feira, 14, que as grandes empresas de tecnologia se alinharam com a “extrema direita”. Em coletiva de imprensa, ele criticou a Meta, dona do Facebook, WhatsApp e Instagram, por interromper a checagem de fatos nos Estados Unidos.

Segundo Haddad, o fim da ação contribui para a disseminação de notĂ­cias falsas e pode trazer “dias difĂ­ceis pela frente”. O ministro se mostrou preocupado com o uso de deepfakes, tecnologia que manipula imagens e sons humanos com inteligĂȘncia artificial.

“Parece que, depois desse alinhamento das big techs com a extrema direita, vamos ter efetivamente dias difĂ­ceis pela frente”, afirmou Haddad. “Isso consome energia do governo, do Estado, dos funcionĂĄrios pĂșblicos para combater um tipo de barbaridade que, na minha opiniĂŁo, com esse alinhamento com o fascismo, deve acontecer mais.”

O ministro disse que existe uma “extrema direita” organizada mundialmente, com grande poder de influĂȘncia. “Isso Ă© muito delicado Ă  democracia”, continuou Haddad.

Na coletiva de imprensa, o petista disse que foi vítima de uma deepfake pela segunda vez em menos de uma semana, onde frases que não proferiu foram atribuídas a ele. O ministro agradeceu a solidariedade de congressistas, inclusive da oposição, que se manifestaram contra um vídeo falso sobre impostos no Pix e em pets.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidåria que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.