BARRA DO GARÇAS MATO GROSSO

Guia rápido: Como denunciar queimadas e mato alto em Barra do Garças

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Decretado estado de emergência em Barra do Garças devido aos incêndios de grandes proporções que atingem o Parque Estadual da Serra Azul, a Prefeitura Municipal reforça que queimadas são crime e alerta a população sobre a importância da denúncia. Além dos prejuízos ambientais e patrimoniais, a fumaça tem impactado diretamente a saúde da população.

Nos últimos dias, bombeiros, militares do Exército Brasileiro e brigadistas têm trabalhado para controlar as chamas, com o apoio de aeronaves de combate a incêndio. A pedido da Prefeitura, o Governo de Mato Grosso enviou na última semana três aeronaves de combate a incêndio para tentar controlar o fogo que se arrasta pelo parque.

O prefeito Dr. Adilson Gonçalves declarou que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas e que a situação emergencial já foi comunicada ao Governo Federal, visando o apoio nacional para garantir agilidade na resposta ao desastre. “É fundamental reforçar que a colaboração da população faz toda a diferença. Denunciar focos de queimadas e terrenos com mato alto ajuda a evitar que o fogo se espalhe e coloque em risco vidas, patrimônios e o meio ambiente. Cada atitude de prevenção é essencial para superarmos este momento crítico.”

Canais de denúncia: 

Através do Barra Online, ferramenta disponível no site da Prefeitura, a população pode registrar denúncias de queimadas e mato alto. Pelo sistema, o cidadão pode acompanhar todo o andamento da solicitação por meio do número de protocolo, garantindo maior agilidade e transparência.

No caso de mato alto, a fiscalização municipal realiza a vistoria no local e notifica o responsável, que tem até dez dias para fazer a limpeza. Se o prazo não for cumprido, a Prefeitura executa o serviço de limpeza e aplica uma multa ao proprietário, que é incorporada diretamente no IPTU.

Em casos de queimadas, além do Barra Online, a população pode acionar diretamente a Secretaria de Meio Ambiente via WhatsApp (66) 9 9263-6035, o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou WhatsApp (66) 3401-1193, a Polícia Militar no 190 e a Polícia Ambiental pelo (65) 9 8170-0328.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.