A Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) realiza, no dia 18 de fevereiro, o evento CDL Conecta – Reforma Tributária. O objetivo é esclarecer as principais mudanças e os impactos do novo sistema tributário que começa a vigorar no Brasil a partir de 2026.
No encontro, especialistas das áreas legislativa, contábil e tributária vão orientar empresários e técnicos sobre as adequações que são necessárias. As novas regras vão impactar direta ou indiretamente todos os brasileiros, que vão conviver com dois sistemas tributários simultâneos no período que vai de 2026 a 2033.
“Essa complexidade toda foi o que nos motivou a idealizar o primeiro CDL Conecta do ano sobre esse assunto. Nosso papel é mostrar o cenário para nossos associados, com todas as implicações jurídicas, contábeis e fiscais, para que ele possa se sentir mais seguro na tomada de decisão”, explica o presidente da CDL Cuiabá, Junior Macagnam.
Entre os principais pontos da reforma tributária, está a substituição de tributos federais, estaduais e municipais pelo Imposto sobre Valor Agregado (IVA). O IVA será dividido em duas categorias: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), gerenciado por estados e municípios, e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), administrada pela União. A expectativa é que essa unificação torne a arrecadação mais transparente e reduza a complexidade tributária atual.
O CDL Conecta é uma série de eventos realizada pela CDL Cuiabá com caráter orientativo para seus associados. Na primeira edição deste ano, sobre Reforma Tributária, o evento será no dia 18 de fevereiro, às 17h. Os palestrantes serão Fernanda Silveira, especialista em Direito Tributário; Karoline Lima, coordenadora de Relações Institucionais e Governamentais da CNDL; e Danilo Marcelino, advogado e professor especializado em Direito Tributário e Processo Civil.
Fonte: hnt