Base sólida

Tudo começa com um pré-projeto caprichado. Escolha o objeto de pesquisa e defina um recorte com a ajuda de um orientador de confiança. Essa será a sua base nas etapas seguintes. Não tente abraçar o mundo: delimite seu estudo para conseguir fazer um bom trabalho, sem pretensão de revolucionar a ciência.
Disse me disse

Privilegie fontes confiáveis, com reconhecimento acadêmico, que tratam diretamente do seu tema (e vá além da primeira página de resultados do Google). Organize seu tempo, separando algumas horas durante a semana para fazer fichamentos e estruturar seu projeto antes de colocar a mão na massa na versão definitiva.
Língua afiada

Para sua banca final, treine falar com clareza e segurança. Escolha avaliadores que tenham afinidade com o tema. Faça a apresentação com base no formato escolhido: documentários pedem discursos com foco no processo criativo; livros, nas escolhas narrativas; e artigos, na pesquisa e análise. Adapte sua fala ao estilo do trabalho e ao perfil da banca.
Finalmente, livre!

Após se formar, revise seu TCC com colegas, transforme partes dele em artigos, tente publicar em revistas ou eventos. Se o trabalho propõe soluções práticas, apresente-o a empresas. Já os TCCs mais criativos podem ser inscritos em concursos e festivais. O importante é não deixar o trabalho parado. Use-o como portfólio – ele pode abrir portas!
Para saber mais
Escolha um tema que você ame ou tenha real interesse – isso torna o processo mais leve, motivador e evita que o TCC se torne seu inimigo pelo caminho.
Não converse só com o orientador. Outros professores podem encorajar; os alunos podem compartilhar experiências; e fontes especializadas tiram dúvidas práticas.
Descanse. Pausas são essenciais para manter a clareza, a saúde mental e não odiar seu trabalho. Sextar é mais que recomendado se feito com consciência.
Tudo bem recalcular a rota no meio do caminho. O TCC existe para aprender, e um dos melhores aprendizados a tirar dele é não entrar em pânico.
Fonte: Como se faz uma tese, de Umberto Eco
Fonte: abril







 
  
  
 