TCE-MT — Campanha de prevenção a queimadas (out/2025)
Autoajuda

Guia completo para fazer um TCC de qualidade: passo a passo e dicas essenciais

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Base sólida

Ilustração, em fundo azul claro, de uma tesoura cortando uma folha de papel.
(Sassa Reis/Superinteressante)

Tudo começa com um pré-projeto caprichado. Escolha o objeto de pesquisa e defina um recorte com a ajuda de um orientador de confiança. Essa será a sua base nas etapas seguintes. Não tente abraçar o mundo: delimite seu estudo para conseguir fazer um bom trabalho, sem pretensão de revolucionar a ciência.

Disse me disse

Ilustração, em fundo azul claro, de uma rede acompanhada de de um par de óculos, um livro, um lápis, uma caneca.
(Sassa Reis/Superinteressante)

Privilegie fontes confiáveis, com reconhecimento acadêmico, que tratam diretamente do seu tema (e vá além da primeira página de resultados do Google). Organize seu tempo, separando algumas horas durante a semana para fazer fichamentos e estruturar seu projeto antes de colocar a mão na massa na versão definitiva.

Língua afiada

Ilustração, em fundo azul claro, de uma pessoa fazendo malabarismo com um notebook, uma caneta, uma ampulheta e dois blocos de anotações.
(Sassa Reis/Superinteressante)

Para sua banca final, treine falar com clareza e segurança. Escolha avaliadores que tenham afinidade  com o tema. Faça a apresentação com base no formato escolhido: documentários pedem discursos com foco no processo criativo; livros, nas escolhas narrativas; e artigos, na pesquisa e análise. Adapte sua fala ao estilo do trabalho e ao perfil da banca.

Finalmente, livre!

Ilustração, em fundo azul claro, de folha de papel com chapéu e diploma de graduado.
(Sassa Reis/Superinteressante)

Após se formar, revise seu TCC com colegas, transforme partes dele em artigos, tente publicar em revistas ou eventos. Se o trabalho propõe soluções  práticas, apresente-o a empresas. Já os  TCCs mais criativos podem ser inscritos em concursos e festivais. O importante é não deixar o trabalho parado. Use-o como portfólio – ele pode abrir portas!

Para saber mais

Escolha um tema que você ame ou tenha real interesse – isso torna o processo mais leve, motivador e evita que o TCC se torne seu inimigo pelo caminho.

Não converse só com o orientador. Outros professores podem encorajar; os alunos podem compartilhar experiências; e fontes especializadas tiram dúvidas práticas.

Descanse. Pausas são essenciais para manter a clareza, a saúde mental e não odiar seu trabalho. Sextar é mais que recomendado se feito com consciência.

Tudo bem recalcular a rota no meio do caminho. O TCC existe para aprender, e um dos melhores aprendizados a tirar dele é não entrar em pânico.

Fonte: Como se faz uma tese, de Umberto Eco

Fonte: abril

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.