Onde fica o Shopping Popular de Cuiabá?
Como funciona e o que vende
- Roupas masculinas, femininas e infantis
- Calçados e acessórios
- Produtos eletrônicos e de informática
- Serviços de conserto de celulares
- Alimentação popular
- Cosméticos, perfumes e bijuterias
A praça de alimentação, contém 14 boxes entre restaurantes e lanchonetes. Onde são servidos grande requintes e variedades de pratos especiais. Tem também quiosques de alimentação, onde você encontra Açaí, sorvetes e picolés de diversas formas, café, bolos, sucos, chopps, chocolates, macarrão talharim, caldo de cana, churrasco grego, água de côco e muito mais.
Horários de atendimento do Shopping Popular de Cuiabá
Aberto de Segunda a Sábado das 07:00 às 19:00, e Domingo das 08:00 às 13:00
Em períodos de alta demanda, como Natal, Dia das Mães ou Black Friday, os horários podem ser estendidos conforme autorização da administração interna.
Problemas recentes enfrentados no Shopping Popular de Cuiabá
Um incêndio destruiu parte do Shopping Popular, em Cuiabá (MT), na madrugada desta 2ª feira (15.jul.2024). As chamas tiveram início por volta das 2h e tomaram conta do edifício em cerca de 30 minutos. Havia grande quantidade de materiais inflamáveis no local, segundo o Corpo de Bombeiros.
O Shopping Popular foi criado em 1995 reunindo vendedores ambulantes e camelôs. Segundo a prefeitura de Cuiabá, no local, hoje, trabalham mais de 600 famílias. É a principal fonte de renda para mais de 3.000 pessoas.

Após quase cinco meses de intensos trabalhos de recuperação, o Shopping Popular reinaugurou o seu espaço provisório, para dar continuidade ao atendimento de seus clientes, mas agora em um espaço com mais qualidade e segurança. A inauguração marca um momento importante de superação, após o incêndio que destruiu toda a estrutura original do shopping em julho deste ano.
O fogo que consumiu o centro comercial deixou centenas de comerciantes sem local de trabalho, o que gerou grandes preocupações. No entanto, desde então, a administração do shopping tem trabalhado incansavelmente para proporcionar um espaço alternativo e seguro para o funcionamento das lojas.

Laudo aponta que incêndio em shopping de Cuiabá foi causado por superaquecimento elétrico em loja
A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) concluiu, nessa terça-feira (8), o laudo pericial sobre o incêndio de grandes proporções que destruiu a estrutura do Shopping Popular, em julho deste ano, em Cuiabá. O laudo apontou que o incêndio foi acidental e ocorreu devido a um superaquecimento elétrico no interior de um box, no piso inferior do shopping.
Espaço provisório

O novo local possui estrutura adaptada e temporária, mas com o objetivo de garantir o conforto e a segurança de todos os clientes.
O retorno dos lojistas e a retomada das atividades comerciais é uma esperança renovada para a economia local, que foi severamente afetada pelo sinistro.
“A inauguração deste espaço provisório representa nossa força e nossa determinação. Estamos ansiosos para receber nossos clientes e mostrar que, mesmo após um desastre, seguimos firmes e em frente”, afirmou Misael Galvão, presidente do Shopping Popular.
Ainda na época do incêndio, a Prefeitura de Cuiabá cedeu o espaço do Complexo Dom Aquino, na capital, mas o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) foi contrário e no documento, o órgão comunicou que o complexo é de uso público e não pode ser usado para fins privados.
Shopping Popular avança na reconstrução com 65% da estrutura pré-moldada concluída

Obra financiada com recursos privados promete resgatar símbolo do comércio popular de Cuiabá; nova estrutura terá acessibilidade e preservará elementos históricos da antiga estrutura.
Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (14), o presidente do Shopping Popular, Misael Galvão, apresentou os avanços significativos da obra de reconstrução do centro comercial, um dos principais polos do comércio popular em Cuiabá. Segundo ele, cerca de 65% da estrutura de pré-moldados já está pronta.
“Aqui não tem recurso público, aqui é recurso privado. Nós estamos usando a criatividade para conseguir investidores. O meu sonho é entregar em dezembro, mas ainda não posso confirmar a data. Estamos trabalhando para ser o quanto antes, pois a família popular precisa, aliás, Cuiabá precisa da nossa estrutura novamente”, afirmou Misael, emocionado.
A reconstrução é conduzida pela empresa Concreta, responsável pela primeira etapa da obra. O engenheiro Paulo Santos, encarregado da parte estrutural, detalhou o andamento: “Demos início ao andamento principal da obra em janeiro. Já fizemos as execuções das fundações, montagens dos pilares pré-fabricados. Demos início à montagem de vigas protendidas e estamos na etapa da montagem de laje alveolar e das placas de fechamento”.
O projeto arquitetônico também passa por melhorias. O arquiteto Luiz Fernando Rocha explicou que o novo Shopping Popular preserva a planta original de 2014, com atualizações que trazem mais acessibilidade e funcionalidade.
“O projeto mantém a fachada com linhas coloniais, arcos e molduras, preservando a história da região do Porto. Mas agora teremos cinco elevadores, sendo um de serviço para facilitar o transporte de mercadorias, além de escadas rolantes que também fazem parte da nova estrutura”, destacou.
“Isso me enche de orgulho, olhar essa estrutura e ver o que passamos e como estamos hoje. É um misto de emoção. Estamos ressurgindo aos poucos e, se você também quiser ressurgir conosco, garanta sua taxa de adesão e seja um investidor da obra do Shopping Popular, finalizou Misael.
A previsão de entrega oficial ainda não foi confirmada, mas a expectativa é que a retomada do funcionamento ocorra o mais breve possível.
Fonte: cenariomt