O grupo de transição do agronegócio divulgou, nesta quarta-feira (14), o relatório resultante do trabalho realizado no Centro Cultural Banco do Brasil, QG da mudança de governo.
Segundo o produtor e empresário Joe Valle, que integra a equipe de transição do futuro governo Lula na área da agricultura, a Embrapa vai ter um papel fundamental no próximo governo.
“A Embrapa precisa ter recursos para a pesquisa”, diz Valle.
Segundo Valle, o Plano Nacional de Fertilizantes também deve sair do papel.
“Nós não podemos continuar com esse nível de dependência, especialmente com a condição de produzir fertilizantes no Brasil. Não é uma questão de ideologia, de nada. É uma questão de mercado, de business. Então isso está muito claro para todos e a gente tem que buscar soluções ao longo dos anos”, afirma.

Para Joe Valle, o relatório está completo e deve direcionar o próximo ministro da agricultura e até o legislativo sobre os próximos passos no que diz respeito às questões emergenciais do agro brasileiro.
“A gente acredita que o documento esteja completo para que o ministro que entra rapidamente possa mobilizar a questão desse movimento do orçamento, porque é fundamental e são serviços críticos”, conta.
O integrante do GT da agricultura falou também sobre a importância do diálogo para que o agronegócio brasileiro avance.
Fonte: canalrural