Economia

Grupo português vence leilão para construir túnel Santos-Guarujá: Saiba mais sobre a vitória da empresa estrangeira na licitação

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O grupo português Mota-Engil, que tem participação da empresa chinesa China Communications Construction Company (CCCC), conquistou nesta sexta-feira (5) o leilão para construir o túnel que conectará Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo.

A disputa ocorreu na sede da B3, em São Paulo, com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, ministros Fernando Haddad, Márcio França e Silvio Costa Filho, além do governador paulista Tarcísio de Freitas e outras autoridades. O grupo ofereceu 0,50% de desconto, superando a espanhola Acciona, que não apresentou redução sobre a contraprestação pública.

O critério do certame considerou o maior percentual de desconto sobre o valor máximo da contraprestação pública anual, fixado em R$ 438,3 milhões. A concessionária vencedora será responsável pela construção, operação e manutenção do túnel por 30 anos.

O investimento total é estimado em R$ 6,8 bilhões, com aporte público de até R$ 5,14 bilhões, dividido entre governo federal e estadual, enquanto a iniciativa privada arcará com o restante.

Protestos

Durante o leilão, manifestantes protestaram em frente à B3 contra possíveis desapropriações. De acordo com a Associação Comunitária do Macuco, até 200 famílias podem ser afetadas. Os moradores pedem garantias de indenizações justas e documentação para evitar a remoção forçada.

Decisão do TCU

Na véspera, o ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), rejeitou pedido do Ministério Público junto ao órgão para suspender o leilão. O questionamento alegava favorecimento a grupos estrangeiros, mas o ministro considerou que a denúncia não apresentava provas concretas.

Detalhes do túnel

O túnel Santos-Guarujá é a maior obra do Novo PAC e será a primeira travessia submersa do Brasil. Com 1,5 km de extensão, dos quais 870 metros ficarão imersos, a estrutura terá três faixas em cada sentido, incluindo espaço para VLT, ciclovia e passagem de pedestres.

A obra já possui licença ambiental prévia emitida pela Cetesb. Atualmente, o trajeto entre as duas cidades depende de balsas, barcas ou da rodovia SP-055, com viagens que podem durar até uma hora. Com o túnel, a travessia deve ser feita em cerca de cinco minutos, o que promete impulsionar a economia local, reduzir emissões e melhorar a mobilidade urbana.

Fonte: cenariomt

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