Uma mulher grávida de gêmeos univitelinos perdeu os bebês enquanto aguardava atendimento na maternidade de Corumbá. A jovem, de 28 anos, esperava por atendimento de alto risco após sofrer uma hemorragia, provocada pelo rompimento da bolsa.
Segundo o marido e pai dos gêmeos, a bolsa estourou na última quinta-feira (10), quando a gestante estava no Fórum da cidade. A família acionou o Samu e o Corpo de Bombeiros, mas a viatura demorou para chegar ao local.
“Ela precisava do remédio, para hemorragia. Ela ficou mais ou menos, cerca de uma hora e meia sangrando. Hemorragia intensa, forte. Ficou pálida; quando foi levada para a mesa de cirurgia pra tentar tirar as crianças (…) A gente não teve acesso [ao medicamento]”, declara Wellerson Flores.
A esposa completaria cinco meses de gestação na próxima terça-feira (15). A gravidez dos gêmeos era considerada de risco, pois eles eram univitelinos, ou seja, compartilhavam a mesma placenta, característica de uma gestação gemelar de alto risco.
Ela realizou todo o acompanhamento pré-natal na Unidade Básica de Saúde do bairro Popular. Desde o dia 27 de março, aguardava o agendamento de uma consulta de alto risco, que não chegou a ser marcada.
Em Corumbá, não há UTI neonatal. Em nota, a prefeitura informou que está apurando a realização do pré-natal e das consultas feitas no Centro de Saúde da Mulher.
Até o momento, não houve esclarecimento sobre o medicamento citado pelo marido nem sobre eventuais falhas no atendimento.
A jovem continua internada na maternidade municipal. Ela apresentou febre e segue em recuperação. Ainda deverá passar por uma consulta psicológica.
Fonte: primeirapagina