• Sábado, 2 agosto, 2025
  • ENVIAR P/ REDAÇÃO
  • ENVIAR MATÉRIA
  • EXPEDIENTE
  • WHATSAPP
  • GOOGLE NEWS
  • Facebook
  • Youtube
  • Tiktok
  • Twitter
  • Instagram
Dia de Ajudar
  • MATO GROSSO
    • BARRA DO GARÇAS
    • CONFRESA
    • CUIABÁ
    • Chapada dos Guimarães
    • LUCAS DO RIO VERDE
    • NOVA MUTUM
    • RONDONÓPOLIS
    • SINOP
    • SORRISO
    • TAPURAH
    • VÁRZEA GRANDE
    • Pantanal
    • Nobres
  • Editoriais
    • CENÁRIO AGRO
    • Brasil
    • Carros & Motos
    • SAÚDE
    • Educação
    • Esportes
    • Mundo
    • Política
    • Notícias
    • Tecnologia
    • Fashion
    • Food
    • Lifestyle
  • Boas Ações
    • Matéria
      • Dia de Ajudar na TV
      • Eventos
        Dia de Ajudar

        Sábado,
        2 agosto, 2025

        • MATO GROSSO
          • BARRA DO GARÇAS
          • CONFRESA
          • CUIABÁ
          • Chapada dos Guimarães
          • LUCAS DO RIO VERDE
          • NOVA MUTUM
          • RONDONÓPOLIS
          • SINOP
          • SORRISO
          • TAPURAH
          • VÁRZEA GRANDE
          • Pantanal
          • Nobres
        • Editoriais
          • CENÁRIO AGRO
          • Brasil
          • Carros & Motos
          • SAÚDE
          • Educação
          • Esportes
          • Mundo
          • Política
          • Notícias
          • Tecnologia
          • Fashion
          • Food
          • Lifestyle
        • Boas Ações
          • Matéria
            • Dia de Ajudar na TV
            • Eventos
              Carros & Motos

              Grande bagunça: falta de padrão para recarga de carros elétricos é problema

              9 de março de 2023
              por Redação
              5 min de leitura
              2025 word3
              Grupo do Whatsapp Cuiabá

              O avanço da tecnologia nos últimos anos nos fez aprender de modo forçado algumas nomenclaturas que hoje fazem parte do nosso cotidiano, como HDMI, USB, VGA entre outros. No universo dos veículos elétricos está em andamento um processo semelhante, mas motivado pela falta de padrão em relação aos tipos de tomadas para a recarga de carros elétricos no País.

              Índice
              1 Entenda como a falta de padrão para recarga de carros elétricos se tornou um problema
              2 Grande bagunça: falta de padrão para recarga de carros elétricos é problema
              2.1 Entenda como a falta de padrão para recarga de carros elétricos se tornou um problema

              Entenda como a falta de padrão para recarga de carros elétricos se tornou um problema

              falta de padrão para recarga de carros elétricos é problema
              Estações De Recarga Não São Universais (Foto: Divulgação/Renault)

              A Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE) saiu na frente e criou o carregador que hoje conhecemos como tipo 1. Ele é o mais usado para o carregamento em estacionamentos de shoppings e casas dos Estados Unidos, mas as suas características nunca foram apropriadas para a rede elétrica europeia.

              Desse modo, surgiram na Europa os carregadores tipo 2, os mais comuns inclusive no Brasil.  Todos os carregadores de grandes montadoras, como Volvo e Porsche, e a imensa maioria de pontos de corrente alternada (AC) do Brasil utilizam o tipo 2, que também é o mais comum entre os carros elétricos à venda por aqui.

              ‘;
              gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
              type: ‘banner’,
              gam: ‘/22277837561/garagem360.com.br/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
              sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
              divID: ‘teads_place’,
              mapping: ‘content_fluid’,
              reloadable: true,
              bidders : {
              smart: 95896,
              verizon: ‘auto’,
              appnexus: 21114108,
              medianet: ‘444631575’,
              projectagora: 25231862,
              useNative: true,
              rubicon: ‘2387102’,
              seedtag: {adUnitId: ‘27126862’, placement: ‘inArticle’},
              taboola: ‘ROS-300×250’
              }
              }});
              gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
              }

              Grande bagunça: falta de padrão para recarga de carros elétricos é problema

              Paulo Silveira Lima8 de março de 2023

              O avanço da tecnologia nos últimos anos nos fez aprender de modo forçado algumas nomenclaturas que hoje fazem parte do nosso cotidiano, como HDMI, USB, VGA entre outros. No universo dos veículos elétricos está em andamento um processo semelhante, mas motivado pela falta de padrão em relação aos tipos de tomadas para a recarga de carros elétricos no País.

              Entenda como a falta de padrão para recarga de carros elétricos se tornou um problema

              falta de padrão para recarga de carros elétricos é problema
              Estações De Recarga Não São Universais (Foto: Divulgação/Renault)

              A Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE) saiu na frente e criou o carregador que hoje conhecemos como tipo 1. Ele é o mais usado para o carregamento em estacionamentos de shoppings e casas dos Estados Unidos, mas as suas características nunca foram apropriadas para a rede elétrica europeia.

              Desse modo, surgiram na Europa os carregadores tipo 2, os mais comuns inclusive no Brasil.  Todos os carregadores de grandes montadoras, como Volvo e Porsche, e a imensa maioria de pontos de corrente alternada (AC) do Brasil utilizam o tipo 2, que também é o mais comum entre os carros elétricos à venda por aqui.

              ‘;
              gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
              type: ‘banner’,
              gam: ‘/22277837561/garagem360.com.br/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
              sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
              divID: ‘teads_place’,
              mapping: ‘content_fluid’,
              reloadable: true,
              bidders : {
              smart: 95896,
              verizon: ‘auto’,
              appnexus: 21114108,
              medianet: ‘444631575’,
              projectagora: 25231862,
              useNative: true,
              rubicon: ‘2387102’,
              seedtag: {adUnitId: ‘27126862’, placement: ‘inArticle’},
              taboola: ‘ROS-300×250’
              }
              }});
              gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
              }

              De acordo com Ricardo David, sócio-diretor da Elev, empresa especializada em soluções para a eletromobilidade, a falta de padronização de tomadas de recarga é uma questão que precisa ser abordada com urgência.

              “A adoção de um padrão universal seria extremamente benéfica para a popularização dos carros elétricos no País, facilitando a vida dos proprietários e reduzindo a dependência da busca por pontos compatíveis com seu veículo”, afirma o especialista. 

              • Compartilhe esta notícia no WhatsApp
              • Compartilhe esta notícia no Telegram

              Para Ricardo David, o ideal seria uma regra nacional, sendo realizada por meio de um marco legal para a eletromobilidade no Brasil.

              Para as recargas rápidas ou ultrarrápidas – aquelas que podem ser feitas em poucos minutos –, os eletropostos utilizam a corrente contínua (DC) e o adaptador CHAdeMO, plugue criado por um consórcio de montadoras japonesas e que, no Brasil, está presente no modelo Nissan Leaf. O que, segundo o especialista, “é mais um adicional ao caos”.

              Modelos de adaptadores estão sendo estudados na Grã Bretanha para amenizar os problemas de carregamento.No Japão, por exemplo, que teve pioneirismo no lançamento de carros elétricos de grande volume, o CHAdeMO predominou por alguns anos, mas o padrão CCS vem ganhando muito espaço nos países ocidentais. 

              No Brasil, só o Leaf mantém carregamento rápido à moda japonesa e, no exterior, até o novo Nissan Ariya já se rendeu ao tipo europeu de carregamento.

              falta de padrão para recarga de carros elétricos é problema
              Tipo De Carregador Influi No Tempo De Recarga, Explica Especialista (Foto: Divulgação/Bmw)

              “É importante ressaltar que o tipo de carregador utilizado pode afetar diretamente a velocidade e a eficiência da recarga, sendo fundamental considerar as necessidades individuais de cada veículo e sua localização geográfica. A busca por soluções eficientes para a eletromobilidade é fundamental para o desenvolvimento sustentável do setor automotivo e para a redução da emissão de gases poluentes”, aponta Ricardo David.

              Como o carregamento em baixas potências depende de características locais, é provável que os tipos 1 e 2 se mantenham por tempo indeterminado. O carregamento em alta potência, por outro lado, tem boas chances de ser padronizado.

              Clique aqui e aperte o botão ” Seguir” para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

              Enquanto isso não acontece, os donos de carros elétricos precisam buscar por meio de aplicativos onde encontrar o eletroposto compatível com o seu automóvel – como o app da Elev. No caso de São Paulo, maior cidade do País, há apenas um ponto de recarga com CHAdeMO, por vezes formando grandes filas de donos de Leaf atrás de recarga. “Ainda vai levar um tempo para que se adote uma tomada de recarga padrão universal”, lamenta o especialista.

              O que você achou? Siga @diadeajuda no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

              Veja mais ›

              Fonte: garagem360.com.br

              adoção Brasil empresa europa lançamento março moda Nissan novo primeiro processo tecnologia tempo universal Volvo
                FacebookXPinterestGoogle+LinkedInWhatsapp
              2025 word3Matheus, da dupla com Kauan, posa para exibir resultado de lipo
              2025 word3Avatar | Artes conceituais revelam visuais alternativos de Neytiri

              Sobre o autor

              Avatar de Redação

              Redação

              Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.

              Ver todas as postagens

              você pode gostar

              2025 word3
              Carros & Motos

              Omoda Jaecoo: modelos futuristas para cidade e campo...

              2025 word3
              Carros & Motos

              Omoda Jaecoo chega a Cuiabá com modelos futuristas e...

              2025 word3
              Carros & Motos

              Neta Auto encerra operação no Brasil durante crise da...

              2025 word3
              Carros & Motos

              Carro popular com redução de imposto: estímulo à...

              Desative seu bloqueador de anúncios

              Nosso site é possível existir por exibir anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios.

              Categorias

              • Astrologia1.158
              • Autoajuda1.035
              • Boas Ações3.822
              • Brasil151
              • Carros & Motos7.286
              • ChatGPT prompts95
              • Cidadania257
              • Cinema7.440
              • Economia5.436
              • Educação1.687
              • Esportes3.849
              • Eventos4.700
              • Fashion2.189
              • Food3.874
              • Lifestyle8.085
              • MATO GROSSO2.756
              • Mundo14.589
              • Música3.408
              • Notícias27.550
              • Política23.084
              • SAÚDE3.816
              • Tecnologia9.471
              • Turismo3.338
              • Variedades68

              Informe

              Edital de R$ 21 milhões para apoio à agricultura familiar é lançado pelo Governo de MT
              A Secretaria de Agricultura Familiar lançou edital para seleção de agricultores familiares e comunidades tradicionais que receberão auxílio financeiro do Fundo de Apoio à Agricultura Familiar, na modalidade Inclusão Rural. O investimento é de R$ 21,4 milhões e deve beneficiar até 3.566 famílias, com repasse de até R$ 6 mil por proponente, em parcela única e sem necessidade de reembolso. As inscrições devem ser feitas presencialmente nas unidades da Empaer, até 7 de agosto de 2025.

              Fonte: Olhar Direto

              Publicidade

              • serra-delivery.jpg

              Colunistas

              • Manu Ramiro

                Manu Ramiro

                (3 artigos)
              • Redação

                Redação

                (156.854 artigos)
              • Márcio Araújo

                Márcio Araújo

                (0 artigos)
              • Renata Nunes

                Renata Nunes

                (71 artigos)
              Colégio ICE Cuiabá

              + Lidas

              • Primeira-Dama de MT Quebra Paradigma e Lidera Gestão de Governo com Autonomia e Resultados
                Boas Ações Primeira-Dama de MT Quebra Paradigma e Lidera G...
              • Desenvolve MT libera mais de R$ 35 milhões para impulsionar empreendedorismo feminino
                Boas Ações Desenvolve MT libera mais de R$ 35 milhões para...
              • Dia de Ajudar recebe Troféu Destaque 2024 e celebra reconhecimento por ações sociais em Mato Grosso – 2025
                Boas Ações Dia de Ajudar recebe Troféu Destaque 2024 e cel...

              Copyright © 2025. by CANAL MÍDIA

              • Apoiador
              • Anuncie
              • Patrocinador
              • Sorteio
              • Política de privacidade
              • Publique GuestPost