
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) assinou o contrato com a empresa Lotufo Engenharia, que será responsável por executar as obras da Orla de Santo Antônio de Leverger. Em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), serão investidos R$ 9.924.346,40 nesta obra.
Fonte: GOV MT

A Polícia Civil de Mato Grosso e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) promovem o 1º Encontro Nacional de Tecnologia e Inteligência para Líderes e Gestores da Polícia Civil, nos dias 28 e 29 de novembro, na cidade de Poconé, no Pantanal mato-grossense.
O Encontro de Tecnologia, Inteligência e Gestão é direcionado a líderes e gestores das Polícias Civis das 27 unidades da federação, reunindo delegados-gerais, chefes de inteligência e de tecnologia da informação das instituições, em evento que recepcionará mais de 180 pessoas.
Entre os assuntos abordados no encontro estão a Lei Orgânica das Polícias Civis; Infraestrutura de Cooperação tecnológica entre as instituições; Formatação de Rede nacional de Cartas Precatórias; Soluções de inteligência, Proteção da Informação e do Acesso aos Bancos de Dados.
O evento nacional busca promover a interação entre os estados, com o objetivo de apresentar as ferramentas tecnológicas de mercado, bem como alinhar ações estratégicas para o enfrentamento da criminalidade e atuações padronizadas em nível nacional para entrega de um produto de repressão criminal qualificada e de qualidade à sociedade.
O delegado-geral de Mato Grosso, Mário Dermeval Aravechia de Resende, destacou que o encontro nacional será um dos eventos mais importantes de reunião de delegados-gerais e gestores de Polícias Civis realizado no país.
“Trata-se de um evento que busca promover a integração entre os estados, a troca de experiências e tecnologias para discussão de assuntos correlatos de Polícia Judiciária. As apresentações, votações e providências serão feitas no intuito que haja uma concatenação de ações cada vez mais alinhadas e integradas entre as Polícias”, disse o delegado.
Fonte: GOV MT

Em uma época em que os jogos eletrônicos ganham espaço no processo de aprendizagem, um jogo muito tradicional, que remonta ao século VI, também aparece como uma excelente ferramenta para o aluno do século XXI: o xadrez. Com a certeza dessa importância na educação, a Escola Estadual Barão de Melgaço, em Figueiropolis D´Oeste, aderiu ao projeto ‘Xadrez em Mato Grosso: Encaixando as Peças no Estado’, promovido pela Federação Mato-Grossense de Xadrez (FMTX). O projeto apoia escolas da rede pública com material esportivo para a prática dessa modalidade e capacita os professores e colaboradores com cursos relacionados ao esporte.
A princípio, a escola tem promovido a articulação com profissionais, alunos e a comunidade para divulgar e desenvolver com efetividade o Xadrez na unidade escolar. O segundo passo será receber materias como tabuleiros e peças doados pela FMTX, além de qualificação. Feito isso, o xadrez vai ganhar espaço em todas as turmas, como forma de oportunizar e, principalmente, dar luz e revelar talentos que se encontrame no anonimato, e que, talvez, possam galgar o sucesso e representar Mato Grosso em torneios nacionais e internacional.
No entanto, o maior ganho com essa parceria será no processo ensino-aprendizagem. A Diretora Regional de Educação do polo Pontes e Lacerda, Andrea Bretas, observa que a prática do xadrez desenvolve diversas habilidades, tendo como destaque o exercício da memória, maior atividade de concentração, planejamento e tomadas de decisões.
“Temos o xadrez como excelente suporte pedagógico, visto que se relaciona com diversas disciplinas, a exemplo da Matemática, História, Geografia, Artes e Ética, principalmente”, afirma.
Ela acrescenta que, por se tratar de um exercício cerebral e cognitivo bastante eficiente, que estimula o funcionamento do trabalho neuronal como a inteligência, atenção, espaço-visual e o raciocínio, a prática do Xadrez gera diversos benefícios ao estudante.
Na Matemática, por exemplo, explora-se, inicialmente, o tabuleiro e a movimentação das peças associadas com a Geometria e suas dimensões. Nas Artes, exploram-se as formas das peças através do uso da argila, pintura, técnicas com materiais recicláveis. Na História, pode ser trabalhada a questão da origem do xadrez, a cultura dos seus povos e a relação entre aspectos sociais e políticos. Na Geografia, pode ser abordada a localização onde o jogo de xadrez era praticado. E, finalizando, quando se faz referência à Ética, seria quanto à importância das regras e o respeito que deve existir para com o parceiro de jogo.
Fonte: GOV MT
Fonte: odocumento