A discussão sobre o cenário eleitoral de 2026 dominou painéis na , evento global de investimentos promovido pela XP Inc. (XPBR31) na semana passada. O debate sobre a estratégia da direita contra a esquerda ganhou destaque ao reunir, em um mesmo painel, os governadores Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), (Republicanos-SP) e Ratinho Júnior (PSD-PR), todos representantes desse campo político.
Durante o encontro, os governadores apresentaram opiniões divergentes quanto à ideia de uma candidatura única da direita logo no início da disputa presidencial. Apesar das diferenças, ressaltaram que a experiência política de cada um foi fundamental para chegarem aos cargos que ocupam atualmente.
Ronaldo Caiado afirmou que o grupo não deve concentrar esforços em um só nome já no primeiro turno, argumentando que isso facilitaria ataques do governo federal, liderado por Luiz Inácio Lula da Silva ().
“Peço a vocês que acreditem em nós, nós sabemos fazer política”, destacou Ronaldo Caiado durante o painel, realizado na manhã de sábado, 26. “Vamos saber ter um primeiro turno, e no segundo turno vamos dar conta de mostrar que a direita brasileira será vitoriosa”.
Ratinho Júnior ressaltou que, com o sistema de dois turnos, é comum que partidos queiram lançar seus próprios nomes no início das eleições. “É um processo que exige tempo”, disse. “O mais importante é que, quem chegar ao segundo turno terá a competência de reunir todos.”
Tarcísio de Freitas enfatizou a necessidade de união para alcançar vitórias e promover mudanças estruturais no país. “A boa notícia é que o projeto nacional está acima de todas as vaidades”, enfatizou o governador de São Paulo. “Prego, sim, a união — e seja no momento que for, com sabedoria para definir a melhor estratégia. O Brasil merece isso.”
Fonte: revistaoeste