O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), declarou nesta quinta-feira (10) ter recebido com preocupação o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quanto à imposição de tarifas de 50% ao Brasil. Para o gestor do estado, é preciso sensatez e foco no país, em especial para a garantia do saldo da balança comercial.
Como já destacado pelo Dia de Ajudar Mato Grosso, na última segunda-feira (7), o presidente norte-americano iniciou o envio de cartas informando aos países as novas tarifas que a partir de 1º de agosto terão de pagá-las caso não firmem um novo acordo comercial. Donald Trump definiu taxas mínimas sobre produtos importados, que variam entre 20% e 50%, a depender do país.
Conforme analistas econômicos, a tarifa de 50% anunciada sobre os produtos brasileiros, em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (9), seria a mais alta entre as novas taxas divulgadas até agora por Donald Trump até o momento.
“Eu recebi com muita surpresa e com uma certa preocupação esse anúncio do Trump. Nós temos que focar naquilo que produz resultados para o nosso país. Eu acho que o Lula tem que focar no nosso país, nos nossos problemas, assim como o Trump tem que fazer lá no dele”, disse Mauro Mendes.
Lembrando o conflito entre Estados Unidos e China, cujas tarifas impostas por ambos os lados chegaram a passar dos 100%, o governador de Mato Grosso salientou que “não adianta dobrar a aposta, porque ele dobra do outro lado. O Brasil é um país que precisa dessa boa relação para continuar garantindo o saldo da balança comercial”.
Mauro Mendes ainda frisou que um embate não é bom para as contas do governo federal que “não andam bem”.
“Imagina num cenário de redução de exportação, num cenário onde nós temos desequilíbrios mercadológicos causados por essas interferências. Então, é hora de ter juízo, de ter sensatez, de colocar o Brasil em primeiro lugar e deixar esse viés ideológico de lado e fazer aquilo que é bom para o país”.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Dia de Ajudar Mato Grosso e receba notícias em tempo real.
Fonte: canalrural