Segundo Mendes, o escritório funcionará como base de promoção comercial e atração de investimentos, com o objetivo de aproximar o setor produtivo mato-grossense do mercado asiático.
“Ele permitirá que a iniciativa privada, com apoio do governo, promova os produtos e o comércio de Mato Grosso com o mundo”, afirmou o governador.
A iniciativa, de acordo com Mendes, pretende dar suporte a pequenas e médias empresas do Estado interessadas em exportar para a Ásia, fortalecendo a presença mato-grossense no comércio internacional.
O governador destacou que, embora grandes produtores e tradings já possuam estruturas próprias de exportação, pequenos e médios empresários ainda enfrentam barreiras para acessar o mercado asiático.
“Esse apoio é fundamental para criar mais laços econômicos e comerciais com os mercados, não só chineses, mas também asiáticos”, acrescentou.
De acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Mato Grosso exportou US$ 14,69 bilhões no primeiro semestre de 2025, sendo que 45,9% desse total teve como destino a China.
Fonte: Olhar Direto