No ano passado, o Google teve um âmomento Kodakâ quando se tratava de inteligĂȘncia artificial, dando Ă rival Microsoft
uma vantagem com a tecnologia, disse um estrategista Ă CNBC na quarta-feira.
Cyrus Mewawalla, chefe de inteligĂȘncia temĂĄtica da GlobalData, chamou a IA de o grande tema de 2023 e disse que âa Microsoft roubou uma vantagem no Googleâ com seu investimento na OpenAI â a empresa por trĂĄs do ChatGPT.
âA Microsoft estĂĄ atualmente vencendo essa corrida em IAâ, disse Mewawalla ao programa âSquawk Box Europeâ, da CNBC.
O ChatGPT Ă© um chatbot de IA viral que Ă© treinado em grandes quantidades de dados para dar respostas Ă s consultas dos usuĂĄrios.
A Microsoft anunciou planos para integrar o ChatGPT em alguns produtos de computação em nuvem, à medida que procura infundir IA em todos os seus negócios.
Google, sob o alfabeto pai
, vem investindo em IA hå anos. A empresa adquiriu a startup britùnica Deepmind em 2014 para impulsionar seus esforços com a tecnologia.
Na semana passada, a Alphabet fundiu sua equipe de pesquisa do Google Brain com a DeepMind, em uma tentativa de aproximar os braços e concentrar seus esforços de IA.
Mewawalla disse que isso deveria ter sido feito âhĂĄ muito tempoâ e que o Google, apesar de ter âĂłtima IAâ, ficou atrĂĄs da Microsoft no ano passado.
âDe certa forma, em 2022, o Google teve um momento Kodak. Ele tinha o produto lĂder, mas o manteve de lado por medo de que pudesse canibalizar seu negĂłcio principal. Agora, seu negĂłcio principal estĂĄ sob enorme ameaça â,disse Mewawalla.
O produto de pesquisa do Google é o principal negócio da gigante de tecnologia. A Microsoft também vem integrando a tecnologia OpenAI em seu produto de pesquisa Bing.
Um momento Kodak Ă© uma frase usada para descrever a incapacidade de prever tendĂȘncias futuras. Ele faz referĂȘncia Ă empresa de cĂąmeras Eastman Kodak Company, que nĂŁo conseguiu fazer a transição para a era digital.
Em resposta Ă Microsoft, o Google lançou seu prĂłprio chatbot chamado Bard AI este ano e começou a testĂĄ-lo com os usuĂĄrios. Sundar Pichai, CEO da Alphabet, disse em uma teleconferĂȘncia de resultados na terça-feira que a empresa trarĂĄ a tecnologia de IA por trĂĄs da Bard para produtos de pesquisa no futuro.
Analistas disseram que, embora o Google tenha uma forte tecnologia de IA, nĂŁo a trouxe para os produtos com rapidez suficiente, como a Microsoft fez.
âO problema do Google Ă© que eles tĂȘm as mentes mais brilhantes em IA, eles tĂȘm os rockstars, eles tĂȘm um terço dos cem principais artigos citados em IA, mas eles sĂŁo uma empresa liderada por engenharia e nĂŁo produziram o que fizeramâ, disse Richard Kramer, analista sĂȘnior da Arete Research, Ă CNBC.
Alguns analistas veem o investimento da Alphabet em IA ao longo dos anos como uma vantagem, daqui para frente.
O JPMorgan disse em uma nota publicada na quarta-feira que a Alphabet estĂĄ âbem posicionada em IA atravĂ©s de anos de investimentos em suas linhas de negĂłciosâ e estĂĄ acelerando os esforços em torno da comercialização da tecnologia por trĂĄs dos chatbots de IA, conhecidos como grandes modelos de linguagem.
Os executivos falaram sobre as proezas e investimentos da empresa em IA durante a teleconferĂȘncia de resultados do primeiro trimestre da Alphabet na terça-feira. Ruth Porat, CFO da Alphabet, disse que a empresa aumentarĂĄ seus gastos de capital este ano a partir de 2022, com a IA sendo um âcomponente-chaveâ disso.
Pichai disse que a Alphabet estĂĄ infundindo sua tecnologia de IA em muitos produtos diferentes.
âPrimeiro, a incrĂvel oportunidade de IA para os consumidores, nossos parceiros e para o nosso negĂłcio. Eu o comparei com a transição bem-sucedida que fizemos do desktop para a computação mĂłvel hĂĄ mais de uma dĂ©cada. Nossos investimentos e avanços em IA na Ășltima dĂ©cada nos posicionaram bem â, disse Pichai. Com conteĂșdo da cnbc.
Fonte: Andre Lug