Quem usou o mecanismo de buscas do neste sábado, 8, talvez tenha percebido a pequena imagem de um senhor grisalho e barbudo. A ilustração mostrava a figura de Júlio Verne, que completaria 196 anos.
Nascido em 8 de fevereiro de 1828 em Nantes, na região oeste da França, o escritor é um dos grandes nomes da literatura mundial, na qual se destacou principalmente por desenvolver, de forma pioneira, a arte da ficção científica.
A comunidade intelectual admira Verne não apenas pela criatividade de suas obras. Seu repertório é conhecido sobretudo por prever avanços científicos e tecnológicos. Muito antes de existirem, coisas como submarinos, máquinas voadoras e viagens espaciais já faziam parte da mente engenhosa de Verne.
Sua visão traduziu-se em obras famosas, entre as quais se destacam “Vinte Mil Léguas Submarinas” (1870), “Viagem ao Centro da Terra” (1864) e “A Volta ao Mundo em Oitenta Dias” (1873). Além da escrita visionária, Verne era um escritor versátil e plural.
Ao longo da carreira, publicou mais de 60 romances e contos. Seus livros ganharam tradução para diversos idiomas e continuam a impressionar leitores de todas as idades ao redor do mundo.
Júlio Verne morreu em Amiens, na França, em 24 de março de 1905, deixando um legado duradouro na literatura e na cultura popular. Sua influência, assim, está em filmes, séries, livros e outras formas de mídia, que continuam a adaptar suas obras e a explorar os temas que ele abordou em seus escritos.
- Cinco Semanas em um Balão (1863)
- Viagem ao Centro da Terra (1864)
- Da Terra à Lua (1865)
- Vinte Mil Léguas Submarinas (1870)
- A Volta ao Mundo em Oitenta Dias (1873)
- A Ilha Misteriosa (1874)
Em 11 de julho de 2024, o Google usou o mesmo espaço de buscas para homenagear o brasileiro . Naquela data, comemorava-se 100 anos do nascimento de Lattes, um paranaense que, entre 1949 e 1954, concorreu sete vezes ao Prêmio Nobel de Física. No entanto, ele nunca ganhou a honraria. De qualquer modo, seu trabalho tem profundo reconhecimento da comunidade científica em virtude principalmente de contribuições para várias pesquisas, entre elas, o funcionamento dos núcleos atômicos.
Fonte: revistaoeste