Em publicação na rede social Twitter/X, o Google Maps anunciou que, a partir de decisão do governo dos (EUA), o nome do será alterado para Golfo da América em suas plataformas dentro do país.
Esta medida, fruto de um ato assinado pelo presidente em sua , no último dia 20, visa a renomear locais geográficos.
Oficializada pelo Departamento do Interior dos EUA na última sexta-feira, 24, a mudança será visível apenas para usuários dentro dos Estados Unidos. A iniciativa faz parte de um esforço mais amplo do governo para ajustar nomenclaturas geográficas.
Além disso, o nome do Monte Denali, o pico mais alto do país, que fica no Alasca, também recebeu alteração e passará a se chamar Monte McKinley. O ato é uma homenagem ao ex-presidente William McKinley.
Serviço de localização do Google, o Maps atualiza os nomes geográficos com base em reconhecimentos oficiais, como os do governo.
Regras de nomenclatura geográfica nos EUA

Nos Estados Unidos, essas alterações se fundamentam em atualizações do Sistema de Informação de Nomes Geográficos (GNIS), uma fonte oficial que regula as nomenclaturas. Conforme a empresa, o Google Maps aplica múltiplos nomes quando há variações entre países.
Para usuários fora dos Estados Unidos, a plataforma vai continuar a exibir ambos os nomes ”Golfo do México” e ”Golfo da América”. Essa é uma forma de garantir a manutenção das referências locais.
Debate político e internacional

Desde sua campanha eleitoral, Donald Trump afirma que promoveria essa mudança e instruiria o Conselho de Nomes Geográficos dos EUA a assegurar que todos os documentos e comunicações federais reflitam a nova nomenclatura.
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, manifestou sua oposição à alteração do nome. Ironicamente, ela sugeriu que os Estados Unidos poderiam receber o nome de “América Mexicana”. Claudia destacou que o nome Golfo do México tem o reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Obviamente, o nome do Golfo do México é reconhecido pelas Nações Unidas”, afirmou Claudia. “Por que não chamamos [os Estados Unidos] de América Mexicana? Parece bom, não é?”
Fonte: revistaoeste