O Google está lançando novas ferramentas de inteligência artificial para otimizar a forma como você faz compras na internet. A ideia é que você tenha um assistente pessoal que te ajude a encontrar a roupa perfeita ou o melhor preço para aquela compra que você tanto quer.
As novidades — que a princípio só estarão disponíveis nos Estados Unidos — integram a experiência de pesquisa. O botão “shopping” do buscador passa a ter recursos avançados. Um deles será o provador virtual.
Em alguns países, o Google já tinha um provador virtual para quem busca por roupas na plataforma, mas agora o recurso será turbinado. Em vez de usar um modelo padrão, a nova versão vai permitir que você envie uma foto de corpo inteiro para ver como as roupas ficariam em você.
Essa tecnologia é baseada em um modelo de IA que entende o corpo humano e as nuances dos tecidos, como o caimento e a elasticidade. A funcionalidade, disponível para itens como camisas, calças, saias e vestidos, pretende remover a incerteza da compra online e te entregar mais segurança para escolher.
Modo IA para encontrar o que você quer no Google
O “Modo IA” de fazer compras também promete te ajudar a filtrar produtos com mais eficiência, integrando as capacidades do Gemini, a IA do Google, ao vasto banco de dados do buscador.
Quando você fizer uma busca, o Modo IA vai te mostrar uma seleção visual de imagens. A ferramenta poderá até fazer pesquisas simultâneas para sugerir itens com base em critérios mais complexos. Por exemplo: se você procurar por uma bolsa para viagem, a ferramenta pode te recomendar bolsas à prova d’água, se for o seu caso.
Além disso, o Google aprimorou o sistema de alertas de preço. Se você está esperando um item entrar em promoção, agora pode ser mais específico. A ferramenta vai permitir que você defina o tamanho, a cor e o preço exato que está disposto a pagar. O sistema, então, te notifica quando uma oferta que atende a todos os seus critérios estiver disponível.
A novidade inclui ainda o “Agentic Checkout”. Com ele, quando você estiver pronto para comprar, pode pedir para o Google Pay concluir a compra em seu nome, adicionando o item ao carrinho do site da loja e finalizando o pagamento de forma segura.
Como funciona para quem tem um comércio online?
Se você temum comércio online, garantir que sua loja apareça nos resultados de pesquisa do Google pode ser um passo importante com a previsão de chegada dessas novas ferramentas. Para aparecer nessa lista, você precisa fornecer ao Google informações detalhadas sobre seus produtos.
Para começar, sua loja precisa cumprir alguns requisitos e seguir um processo estruturado.
Google Merchant Center é o ponto de partida. É a plataforma onde você gerencia e armazena os dados dos seus produtos. Você precisará criar uma conta e verificar a propriedade do seu site. Depois preencher o feed de produtos com todas as informações sobre os itens da sua loja.
Com o feed de produtos no Merchant Center, é hora de conectá-lo ao Google Ads. É o local onde você vai criar as campanhas do Shopping. A chave para o sucesso está na otimização. Um feed de produtos bem-feito, com informações precisas e detalhadas, aumenta a chance de seus produtos aparecerem nas pesquisas relevantes.
Além disso, é importante manter as informações de preço e estoque atualizadas, para evitar que os clientes sejam direcionados para páginas com produtos indisponíveis ou preços incorretos.
LEIA TAMBÉM
Fonte: olivre.com.br