O Google estĂĄ experimentando com chatbots e resultados de busca gerados por IA. O CEO do Google, Sundar Pichai, afirma que a busca do Google irĂĄ âevoluirâ. O que acontecerĂĄ com a WWW?
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Scott Pelley, da CBSNews, confronta Pichai com a pergunta aparentemente central: por que um usuĂĄrio ainda deveria clicar nos resultados de busca do Google quando um chatbot pode fornecer a resposta diretamente?
Pichai responde de forma um tanto evasiva, dizendo que a busca do Google continuarĂĄ evoluindo, se tornando âmais Ăștilâ e oferecendo novos recursos, como gerar um resumo em resposta a uma consulta. O Google jĂĄ estĂĄ oferecendo uma versĂŁo inicial dessa nova busca para usuĂĄrios de teste, chamada âSGEâ.
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O Google é o centro da Web atual e detém todas as chaves para o seu futuro
Pelley levanta a questĂŁo do futuro econĂŽmico do Google e se a empresa estĂĄ prestes a abater sua prĂłpria galinha dos ovos de ouro. Neste momento, deveria ficar claro que essa Ă© a pergunta errada.
A pergunta correta Ă©: qual serĂĄ o tamanho do seu novo negĂłcio?
Na verdade, o Google tem mais chances de se beneficiar da IA na busca. Por exemplo, o novo SGE manterå os usuårios no ecossistema do Google por mais tempo, criando mais espaço para publicidade.
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Os chatbots poderiam inserir anĂșncios personalizados no texto, o que Ă© especialmente eficaz e, portanto, talvez mais caro. Se o Google Assistant alimentado por IA se tornar o novo assistente multiuso e onipresente na vida cotidiana, o Google entrarĂĄ em novas dimensĂ”es de penetração de mercado.
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Ă claro que o Google tem uma nova concorrĂȘncia na forma da OpenAI e da Microsoft com seu chatbot Bing. No entanto, atĂ© agora, essa suposta concorrĂȘncia nĂŁo afetou os negĂłcios do Google. A Microsoft nĂŁo obteve um crescimento significativo com o Bing (ou falou sobre isso), apesar do marketing agressivo e Ă s vezes desagradĂĄvel.
E a versão atual da busca por IA do Google estå anos-luz à frente das ofertas da Microsoft e da OpenAI em termos de usabilidade, multimodalidade e vinculação dos resultados da busca com capacidades de chat.
Portanto, o Google detém todas as cartas e acelerou o desenvolvimento de IA com a fusão do Google AI e do DeepMind. O novo modelo multimodal Gemini pode estabelecer novos padrÔes neste ano.
Por outro lado, a OpenAI afirma que estå longe de começar a treinar o GPT-5. Recursos prometidos, como multimodalidade e uma janela de contexto ampla para o GPT-4, ainda precisam ser amplamente implementados.
Assim, o suposto dilema do inovador do Google pode se revelar uma oportunidade para inovadores: o Google ganha duas vezes, tanto na antiga quanto na nova Internet.
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O que acontecerĂĄ com a WWW?
A pergunta mais interessante, no entanto, nĂŁo diz respeito apenas ao resultado financeiro do Google, mas tambĂ©m ao de muitos outros. O que acontecerĂĄ com a World Wide Web Ă medida que o Google e outras empresas movem seu conteĂșdo para seus ecossistemas de chatbots?
Por mais controverso que o Google possa ser, seu poder de mercado o torna o pilar fundamental da Internet aberta. Ele conecta buscadores e conteĂșdo, sendo a base de muitos modelos de negĂłcios.
No mercado ocidental, o Google Ă© a fonte mais importante de trĂĄfego para a indĂșstria editorial e, assim, um pilar financeiro para o jornalismo, nĂŁo apenas porque controla partes do mercado publicitĂĄrio editorial com o Google Adsense.
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AtĂ© agora, nenhum dos trĂȘs principais players de chatbot oferece sequer uma visĂŁo rudimentar da WWW na era dos chatbots.
Fonte: Andre Lug