Em mais um passo para firmar sua posição no mercado de educação para a alta liderança, a Gonew, inovadora escola de alta gestão e governança do país, anunciou a aquisição da AAA Inovação. A transação vem para consolidar o desejo da Gonew em ampliar a gama de soluções para esse público, criando um conceito de ecossistema educacional para a alta gestão.
O anúncio foi realizado durante o evento “Governe seu Negócio”, nesta quarta-feira (26), em São Paulo.
Fundada por Arthur Igreja, Ricardo Amorim e Allan Costa, empreendedores referência nas áreas de inovação, economia e gestão, a AAA Inovação oferece consultorias, capacitações e treinamentos para empresas que desejam desenvolver e conduzir seus próprios projetos de inovação e assumir a vanguarda da transformação digital. Ao todo, a empresa já assinou mais de mil projetos de inovação em 200 companhias brasileiras. No portfólio estão empresas como Latam Airlines, ArcelorMittal, Sicredi e Liberty Seguros.

Segundo Anderson Godz, cofundador da Gonew, a aquisição consolida o desejo da Gonew em tornar-se um ecossistema completo para a alta governança. Godz afirma que a relação direta entre educação e potencial econômico dos países desenvolvidos motivou a busca da Gonew por potenciais parceiros que compartilhassem da ideia de fomento à alta liderança como meio para pivotar a economia nacional.
Basta olhar para os países mais desenvolvidos do mundo que hoje chegaram aonde estão pela educação. A alta gestão e liderança, historicamente, têm papel decisivo nisso. Quem toma as decisões empresariais têm poder de determinar o futuro. Com a AAA, houve uma sinergia muito grande em reconhecer essa ligação, afirma o cofundador.
Nesse contexto, a Gonew reconheceu que, somando forças à AAA Inovação, seria capaz de fomentar um público com alto impacto no país de forma “colaborativa e que alimenta a troca de saberes”, afirma. Com a compra, os fundadores da AAA passam a ser também sócios da Gonew, levando adiante o modelo de governança coletiva e colaborativa criado pela escola de gestão.

Com a negociação, a comunidade Gonew cresce cinco vezes — de 30 mil para 150 mil pessoas. “A AAA construiu um letramento importante sobre inovação em milhares de pessoas nos últimos anos, enquanto a Gonew se dedicou à construção de um modelo de educação colaborativa. Agora, estamos juntando essas duas frentes com o intuito de ampliar o alcance do que a Gonew acredita ser, hoje, o melhor modelo de educação para alta liderança que existe”, afirma Godz.
Já do lado corporativo, a união das duas empresas também fará triplicar o número de instituições impactadas pela Gonew, de 3 mil para 15 mil companhias.

Ricardo Amorim, cofundador da AAA, afirma que a sinergia entre as duas empresas surgiu após um relacionamento de longa data, e também da percepção de que o padrão de inovação, dentro das companhias, só seria estabelecido com a influência da alta gestão. “Com o passar do tempo, percebemos que inovação era uma pauta que só avança quando vem de cima para baixo. Logo, a governança e os conselhos têm um papel fundamental, e isso mostra a sinergia entre nós e Gonew”, diz.
Agora, com o alcance ampliado e apoiada na reputação já estabelecida da Gonew em temas envolvendo a alta gestão, a AAA inovação também deve jogar luz ao tópico de governança de forma mais intensa. “A beleza dessa transação está nisso: na sinergia de expertises e no alcance ampliado para a Gonew, que também passa a contar com a diversidade de produtos que a AAA já oferecia”.

Com a aquisição, as decisões estratégicas ligadas à AAA Inovação passam a ser responsabilidade da Gonew. “Poder ver a empresa dando seus próprios passos sob a tutela de uma empresa como a Gonew me deixa muito satisfeito. Vejo que esse ‘filho’ que criei estará em boas mãos”, revela Amorim.
Entrada no B2B
Para além da ampliação do alcance, a Gonew também pretende impactar, pela primeira vez, um público ainda inexplorado: o Business to Business (B2B), de empresas para empresas. Até o momento, explica Godz, a escola estava direcionada ao consumidor final, oferecendo de cursos a mentorias individualizadas para pessoas físicas.

Com a AAA, a aproximação com clientes corporativos (principal público da consultoria) passa a ser uma realidade. “Agora, vamos nos posicionar também como B2B, inaugurando um ecossistema próprio, contando com uma série de empresas coligadas que orbitam ao nosso redor e atendem às necessidades das empresas da atualidade”, afirma.
Caminhos futuros
Para o futuro, o foco da Gonew continuará sendo levar seu modelo de negócio, capaz de unir educação e entretenimento (o chamado edutainment), a proporções ainda maiores. Para isso, vai se valer do novo conceito de ecossistema, estabelecendo parcerias com empresas diversas em sua plataforma. “A ideia é levar à alta gestão conteúdos que agreguem valor e com fácil acesso”, explica Godz.
Sem revelar datas, o executivo afirma que as aquisições também serão um outro caminho para acelerar a consolidação do projeto, e que a Gonew já mantém no radar novas compras no futuro próximo. “Essa é apenas a primeira de muitas aquisições que estão por vir, e que sempre virão na intenção de expandir nosso ecossistema e consolidar a Gonew como ‘A’ educação em formato de inteligência coletiva”, conclui Godz.
Fonte: gazzconecta