Sophia @princesinhamt
NotĂ­cias

Golpes financeiros: Procon-MT alerta consumidores

Consumidor precisa ficar atento a mensagens recebidas por aplicativos e nĂŁo clicar em links suspeitos
Grupo do Whatsapp CuiabĂĄ
Para encerrar o MĂȘs do Consumidor, o Procon Estadual, vinculado Ă  Secretaria de AssistĂȘncia Social e Cidadania (Setasc), alerta sobre os principais golpes aplicados atualmente contra os consumidores. Em 2022 foram registradas no Procon Estadual 450 reclamaçÔes sobre esse assunto, sendo 116 nas unidades de atendimento e 334 pelo Consumidor.gov.br. Nos dois primeiros meses de 2023, jĂĄ foram registradas 119 reclamaçÔes: 52 nos postos de Procon e 67 pela plataforma de reclamaçÔes on-line.

Entre os problemas mais recorrentes estão vazamento de dados e outros incidentes de segurança; clonagem, fraude, furto e roubo; cobranças por compra/saque não reconhecido; e falhas de segurança.

A secretĂĄria adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), Gisela Simona, explica que Ă© cada vez mais frequente o ĂłrgĂŁo receber consumidores que foram vĂ­timas de golpes, especialmente os aplicados pela internet. “Pessoas negativadas por compras que nĂŁo fizeram, que recebem boletos falsos, que adquirem um produto, mas recebem algo diferente do que compraram ou nĂŁo recebem nada sĂŁo alguns exemplos desses golpes”, detalha.

Para que o consumidor possa se precaver, o Procon listou orientaçÔes de segurança. Confira as dicas:

1- Golpe do WhatsApp: usando uma foto de um amigo/familiar – que pegou nas redes sociais – o golpista se passa por uma pessoa conhecida para pedir dinheiro, normalmente uma transferĂȘncia/pagamento por PIX. Nesse golpe, o criminoso se passa pela pessoa da qual roubou a foto, diz que trocou o nĂșmero de telefone e que estĂĄ precisando de ajuda.

Outra versĂŁo de golpe por WhatsApp Ă© o do cĂłdigo de segurança. Nesse caso, os criminosos descobrem o nĂșmero do seu telefone e entram em contato solicitando a confirmação de um nĂșmero de verificação, encaminhado por WhatsApp ou telefone. Ao ter acesso a esse nĂșmero – que Ă© o cĂłdigo de verificação do aplicativo – o golpista conecta sua conta do WhatsApp a outro celular e usa o aplicativo como se fosse vocĂȘ para pedir dinheiro para seus contatos.

Dicas de segurança:

– Nunca forneça cĂłdigos – que vocĂȘ receba por SMS, WhatsApp e outros meios – para outras pessoas.
– Ative a “confirmação em duas etapas” do WhatsApp. Para isso, basta entrar em ConfiguraçÔes/Ajustes > Conta > Confirmação em duas etapas > ATIVAR. Em seguida, defina uma senha e digite seu e-mail. Com ela ativada, vocĂȘ precisarĂĄ digitar o PIN de seis dĂ­gitos todas as vezes que quiser confirmar seu nĂșmero no aplicativo.
– Sempre desconfie de mensagens solicitando ajuda e pedindo dinheiro. Se possĂ­vel, entre em contato com a pessoa – por outros canais ou atĂ© pelo nĂșmero que ela usava antes – para confirmar se realmente Ă© ela quem estĂĄ pedindo auxĂ­lio. NĂŁo faça transferĂȘncias/depĂłsitos sem essa confirmação.
– Fique atento, ainda, ao Golpe do Telefone (em que uma pessoa se faz passar por um conhecido para pedir dinheiro; ou ainda anunciando sequestro de amigos ou familiar) e ao Golpe do SMS (no qual o golpista envia uma mensagem no celular com códigos para acessar o seu WhatsApp ou aplicativo do banco).

2- Golpe do cartão por aproximação: esse tipo de golpe ocorre em locais muito cheios, como shows, por exemplo. O golpista aproxima a måquina de cartão do seu bolso/carteira para roubar dinheiro pela tecnologia de aproximação do cartão, que nem sempre exige senha.

Dicas de segurança:

– Ative a exigĂȘncia de senha para pagamentos em qualquer valor.
– Se vocĂȘ nĂŁo usa essa tecnologia, bloqueie essa forma de pagamento.
– Quando for a algum evento, caso seu cartão ofereça a opção de desabilitar e habilitar a aproximação, desabilite a função e ative novamente depois.

3- Golpe da maquininha de cartĂŁo

Nesse caso, o golpista frauda a maquininha de cartĂŁo para que vocĂȘ pague um valor acima do que aparece na tela ou para clonar os dados do seu cartĂŁo (e utilizar posteriormente em outras compras e transaçÔes bancĂĄrias).

Dicas de segurança:

– Antes de digitar a senha, confira o valor e solicite a sua via do comprovante de pagamento.
– Habilite a função de receber uma mensagem por SMS sempre que houver movimentação na conta ou compra no cartão.
– Use o cartão apenas em estabelecimentos de confiança. Ao utilizar serviços de delivery, opte pelo pagamento pelo aplicativo ou dinheiro.
– Se perceber que caiu em um golpe, ligue para o banco e bloqueie imediatamente o cartão.
– Fique atento ao golpe da entrega de aniversĂĄrio, que acontece quando vocĂȘ recebe um produto (cesta, chocolates, flores) que nĂŁo solicitou, mas para ficar com o ‘presente’ precisa pagar a taxa de entrega, que normalmente Ă© cobrada por cartĂŁo. Nesses casos, a maquininha pode estar fraudada.

4- Golpe da pĂĄgina falsa

Esse golpe – tambĂ©m chamado de phishing – tem como finalidade fazer com que a prĂłpria vĂ­tima entregue seus dados aos golpistas (dados pessoais, login, senhas, informaçÔes do cartĂŁo de crĂ©dito ou do PIX). Pode acontecer pelo envio de e-mails, mensagens de texto, SMS, anĂșncios e atĂ© mesmo cĂłpias idĂȘnticas de sites de compras, que levam a pĂĄginas falsas.

Dicas de segurança:

– Desconfie de links encaminhados por e-mail, redes sociais, mensagens recebidas no celular ou outros meios de comunicação.
– Desconfie de ofertas mirabolantes, com preços muito abaixo do cobrado normalmente pela mercadoria. O ideal Ă© ir direto ao site oficial da marca e pesquisar o produto desejado.
– Observe se o site tem protocolo de segurança e certificado HTTPS válido. Para isso, veja se tem a imagem de um cadeado na barra de navegação e do endereço da página. Clicando na fechadura, deve aparecer o certificado de garantia do site.
– Antes de efetuar qualquer compra, observe se constam no site o nĂșmero do Cadastro Nacional de Pessoa JurĂ­dica (CNPJ), endereço fĂ­sico e canais de troca e atendimento.
– Ao efetuar a compra, imprima ou salve em seu computador a pĂĄgina do site com as informaçÔes do fornecedor e da compra, bem como da oferta, se for o caso.
– Quando fizer pagamentos via PIX, ao scanear o QR Code, verifique atentamente todos os dados, como o nome da pessoa/empresa e valor, antes de efetivar a operação.
– Essa dica vale tambĂ©m para boletos: sempre verifique os dados antes de confirmar o pagamento.
– Caso nĂŁo receba o produto ou se ele for diferente do que vocĂȘ comprou ou, ainda, se tiver alguma avaria, o consumidor deve entrar em contato primeiramente com o fornecedor.
– Se nĂŁo conseguir resolver o problema direto com a empresa, registre uma reclamação na plataforma Consumidor.gov.br ou procure a unidade de Procon mais prĂłxima de sua residĂȘncia.

Fonte: mt.gov.br

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