Sophia @princesinhamt
Turismo

Gol lança tarifa sem bagagem de mão em voos internacionais: saiba mais sobre essa novidade!

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Gol Linhas Aéreas anunciou uma reestruturação em suas tarifas. A principal novidade é criação da categoria Basic, que passa a valer a partir de 14 de outubro em voos internacionais. Mais barata que as demais, ela permite que os passageiros viajem com apenas um item pessoal – uma bolsa ou mochila de até 10 kg, com dimensões máximas de 32 cm (largura) x 22 cm (altura) x 43 cm (profundidade), que precisa caber debaixo do assento à frente. Ou seja, nessa modalidade o passageiro renuncia tanto a bagagem de mão quanto a bagagem despachada.

Por enquanto, a Basic vale apenas para voos internacionais, que saem de outros países onde a Gol atua e, no Brasil, na rota entre o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, e Montevidéu, no Uruguai.

Como funcionam as tarifas da Gol

No mercado doméstico, a Gol mantém três categorias. A Light inclui o item pessoal e a mala de mão, a Classic acrescenta a bagagem despachada, e a Flex oferece mais flexibilidade na escolha de assentos, além de permitir duas bagagens despachadas gratuitamente.

Nos voos internacionais, a companhia amplia suas opções com duas tarifas adicionais. A Basic é a mais econômica e permite apenas um item pessoal, enquanto a Premium Economy, mais cara, oferece embarque prioritário e direito à bagagem completa. Entre essas duas extremidades estão as tarifas Light, Classic e a novidade Flex, que antes existia apenas nos voos domésticos com o nome Max, e agora passa a valer também para rotas internacionais, oferecendo mais flexibilidade para alterações.

Desde o anúncio, muitos imaginaram que o fim da mala de mão gratuita seria aplicado a todas as passagens e rotas, o que não procede. A Gol reforça que nada muda para quem já comprou bilhetes e que, nas demais categorias, o direito à mala de mão gratuita continua garantido.

Segundo a companhia, a reorganização das tarifas busca dar mais liberdade aos passageiros para que escolham apenas os serviços que realmente precisam.

Cobrança de bagagem pela Latam

Entre as companhias brasileiras, apenas a Latam adota uma tarifa semelhante em viagens internacionais. Na modalidade Basic da aérea, o passageiro também viaja apenas com uma mochila ou bolsa de até 10 kg, com diferença média de pouco mais de R$ 50 em relação à categoria Light.

A venda dessas passagens sem direito à bagagem de mão chamou a atenção da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) recentemente, que notificou a Latam na quinta-feira (2). O órgão solicitou que a empresa explique o fundamento legal ou regulamentar que autoriza essa prática e como os consumidores são informados sobre a ausência de mala de cabine na tarifa escolhida.

Além disso, a Senacon pediu para que a Latam detalhasse o desconto concedido aos passageiros que optarem por essa modalidade. A companhia tem cinco dias para prestar esclarecimentos e informou que responderá assim que for oficialmente notificada.

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.