A General Motors anuncia um recall global envolvendo 721.000 veículos equipados com o motor V8 de 6,2 litros da família ‘L87’, após relatos de falhas catastróficas de funcionamento e pelo menos alguns casos de lesões.
VEJA TAMBÉM:
O propulsor em questão equipa modelos como Chevrolet Silverado 1500, GMC Yukon, Cadillac Escalade, entre outros, incluindo unidades vendidas na Austrália entre 2021 e 2024, por meio da divisão General Motors Specialty Vehicles (GMSV).
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Brasil não está incluido
Imagem: Divulgação
A reportagem de Autoo entrou com contato com a assessoria de imprensa da GM do Brasil, que informou que que o motor V8 da Chevrolet Silverado vendida aqui não é o mesmo envolvido no recall global. Também também ficou esclarecido que o motor V8 6.2 do cupê esportivo Camaroque chegou a ser vendido no mercado brasileiro, com código L99, não está incluído na campanha de recall.
Entre os veículos envolvidos globalmente, além do Silverado e do Yukon, estão os modelos Chevrolet Suburban, Tahoe, Cadillac Escalade ESV, GMC Sierra 1500 e Yukon XL , todos fabricados entre 2021 e 2024.
O motor L87, um V8 naturalmente aspirado de 6,2 litros, é produzido em três fábricas da GM: Tonawanda (Nova York), Spring Hill (Tennessee) e St. Catharines (Ontário, Canadá).
Defeito no virabrequim
Imagem: Divulgação
O defeito está relacionado a danos causados ao virabrequim e às bielas durante o processo de fabricação, o que pode levar à falha repentina do motor e à perda completa de potência, conforme relatado em 39 queixas apresentadas à NHTSA (Administração Nacional de Segurança no Trânsito dos EUA).
Para os veículos afetados, a solução passa pela abertura completa do motor para inspeção, reconstrução ou até substituição total. Já os modelos que não apresentarem sinais de falha receberão óleo lubrificante com viscosidade mais alta como medida preventiva.
Fonte: autoo