A GM e a Hyundai anunciam oficialmente que trabalham em conjunto em futuros projetos de modelos que serão lançados em mercados da América do Sul e Central. Ambas as fabricantes vão ter um carro de passeio e uma picape, todos compactos, além de uma picape média, a combustão ou híbridos.
VEJA TAMBÉM:
Além disso, também foi confirmado que GM e Hyundai vão projetar em conjunto uma van comercial elétrica para o mercado norte-americano. As empresas estimam que as vendas desses veículos ultrapassem 800 mil unidades por ano quando a produção estiver totalmente escalada.
A GM vai liderar o desenvolvimento da plataforma da picape média, enquanto a Hyundai será responsável pelos veículos compactos e da van elétrica. As duas companhias utilizarão plataformas comuns, mas o design interno e externo será exclusivo, refletindo a identidade de cada marca.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Frutos da nova aliança
Imagem: Divulgação
O trabalho de design e engenharia deve começar em breve para os veículos destinados à América Central e América do Sul, com lançamento previsto para 2028. Já a van comercial elétrica será fabricada nos Estados Unidos, também a partir de 2028.
Com isso, no Brasil, entre os modelos que GM e Hyundai nos quais ambas vão trabalhar juntas, embora isso não tenha sido mencionado no comunicado à imprensa, deverão estar as novas gerações dos SUVs Tucson e Equinox, além de um nova picape média que corresponderá à próxima geração da S10.
Não é a primeira vez que duas grandes fabricantes se unem para trabalharem em projetos em comum. Houve também a Autolatina, que foi uma joint venture entre as empresas Ford e Volkswagen, atuando no Brasil e na Argentina entre 1987 e 1996.
O objetivo principal era otimizar custos e recursos em um período de crise econômica. Apesar do compartilhamento de plataformas e tecnologias, a parceria não foi duradoura, terminando em 1996. A divisão foi mais amigável do que se poderia imaginar, permitindo que os funcionários escolhessem suas respectivas empresas.
O fim da Autolatina foi motivado por divergências estratégicas e operacionais, com cada empresa buscando retomar sua independência e focar em suas próprias áreas de atuação. De qualquer forma, a nova aliança entre GM e Hyundai parece ser promissora nesta nova era da mobilidade.
Mais adiante tanto GM quanto Hyundai deverão dar mais detalhes sobre a nova parceria, inclusive sobre os modelos que deverão ser lançados, fruto do novo acordo entre ambas as fabricantes.
Fonte: autoo