TCE-MT — Campanha de prevenção a queimadas (out/2025)
Educação

Gisele Bündchen apoia reabertura de escola infantil abandonada no Rio Grande do Sul

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word2

Apoio de Gisele Bündchen fará escola infantil abandonada reabrir no RS

Gisele Bündchen vai ajudar a reformar uma antiga escola infantil de Porto Alegre RS) que está abandonada há 5 anos. - Foto: Henry Rodrigues/ Smed Porto Alegre
Gisele Bündchen vai ajudar a reformar uma antiga escola infantil de Porto Alegre RS) que está abandonada há 5 anos. – Foto: Henry Rodrigues/ Smed Porto Alegre

Linda e solidária. Graças a ajuda da modelo Gisele Bündchen, a antiga Escola Estadual de Ensino Fundamental Rio Grande do Sul, localizada no Centro de Porto Alegre, vai ganhar nova vida. O prédio, que ficou anos abandonado, está sendo reformado para se transformar em um espaço voltado à educação infantil, com atendimento em tempo integral para cerca de 200 crianças de 0 a 5 anos.

Natural de Horizontina, no Noroeste do Rio Grande do Sul, Gisele também chama a atenção fora das passarelas, com ações voltadas à sustentabilidade e ao impacto social. A brasilerira que está por trás do Fundo Luz Alliance e, em parceria com a BrazilFoundation, viabilizou a reforma em conjunto com o Instituto Cultural Floresta (ICF).

Além da antiga Escola Rio Grande do Sul, o aporte também permitirá melhorias em outras duas unidades: a Escola Leopolda Barnewitz, no bairro Cidade Baixa, e a Escola Miguel Velásquez, no bairro Sarandi. Com isso, o projeto deve beneficiar centenas de famílias e fortalecer o acesso à educação infantil na capital gaúcha.

Escola de cara nova

A antiga Escola Rio Grande do Sul teve as atividades encerradas em 2020 pela Secretaria Estadual de Educação. Na época, o órgão apontou problemas na infraestrutura e altos índices de reprovação entre os alunos. Desde então, o prédio permaneceu desativado e se tornou motivo de preocupação para moradores da região. Agora isso vai mudar.

O novo espaço integra o projeto Infância em Construção, criado pela Prefeitura de Porto Alegre, que busca transformar prédios públicos ociosos em centros de acolhimento e desenvolvimento para a primeira infância.

Inicialmente, chegou a ser cogitada a adaptação do espaço para servir como abrigo para pessoas em situação de rua. A proposta, no entanto, gerou forte reação da comunidade local, que organizou protestos e chegou a ocupar o imóvel em defesa da manutenção da vocação educacional do prédio. Agora, com o novo projeto, o espaço volta a ter a função de atender crianças, oferecendo um ambiente seguro e estruturado para aprendizado, cuidado e convivência.

Leia mais notícia boa:

Parceria entre poder público e iniciativa privada

A reabertura do espaço faz parte de um modelo de colaboração entre o poder público e entidades sem fins lucrativos.

O projeto Infância em Construção une a Prefeitura de Porto Alegre a sete organizações privadas, entre elas o Instituto Cultural Floresta, com o objetivo de ampliar a rede municipal de educação infantil e modernizar estruturas já existentes.

Segundo o secretário municipal de Educação, Leonardo Pascoal, a capital está dando exemplo de reaproveitamento urbano com foco em desenvolvimento social. “Porto Alegre está fazendo história ao transformar espaços que estavam fechados em lugares de acolhimento e desenvolvimento para as nossas crianças”, afirmou ao G1.

Escola em Porto Alegre será reaberta com apoio de Gisele Bündchen após 5 anos fechada — Foto: Henry Rodrigues/ Smed Porto Alegre
Escola em Porto Alegre será reaberta com apoio de Gisele Bündchen após 5 anos fechada — Foto: Henry Rodrigues/ Smed Porto Alegre
Secretário Leonardo Pascoal e o presidente do Instituto Floresta, Cláudio Goldsztein, na escola de Porto Alegre que será reaberta com apoio de Gisele Bündchen, após 5 anos fechada — Foto: Henry Rodrigues/ Smed Porto Alegre

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Gisele Bündchen (@gisele)

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.