Alexandre de Moraes, ao deixar a presidência do para a ministra Cármen Lúcia, recebeu elogios de Gilmar Mendes por sua atuação nas eleições de 2022. Nesta segunda-feira, 3, o magistrado prestou entrevista à revista Consultor Jurídico.
“Ele teve um papel singularíssimo”, disse Gilmar Mendes. “Foi o homem certo, no lugar certo, na hora certa. Em um um momento de grave crise e agressão às instituições, ele soube impor limites e impedir que houvesse o comprometimento das eleições.”
Durante seu mandato no comando do TSE, Alexandre de Moraes ergueu a bandeira de combate às “notícias falsas” e da regulamentação das redes sociais. Mendes considera que as críticas sobre possíveis excessos do colega são normais.
“É natural que em um momento de conflagração e conflituosidade uma pessoa no papel dele seja criticada”, disse Mendes. “Isso aconteceu porque ele cumpriu um papel importantíssimo e enfrentou as fake news.”
Apesar de críticas, a atuação de Moraes foi amplamente elogiada por seus colegas . A ministra Cármen Lúcia e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, também prestigiaram sua gestão no TSE.
André Mendonça, que vai assumir a cadeira de Moraes como ministro na Corte, disse que o colega é firme e competente. O TSE possui sete ministros, desses, três são do STF e atuam em vagas rotativas.
“Meu registro da gestão exitosa de vossa excelência à frente do TSE”, disse Mendonça. “Conduzindo o tribunal em tempos que, por vezes, houve turbulências, questionamentos.”
Fonte: revistaoeste