Singapura é famosa por ser uma das cidades mais modernas do mundo, e não é para menos: com um enorme poderio financeiro concentrado em um país que é uma única área urbana, o desenvolvimento acelerado fez a paisagem local ser tomada por arranha-céus e outras construções impressionantes.
Mas foi justamente essa situação que levou ao outro lado da moeda, fazendo o governo singapuriano sofrer críticas por uma urbanização exacerbada. Na virada para o século 21, diferentes projetos buscaram inverter a lógica, convertendo áreas da cidade-estado em respiros verdes no coração da metrópole – e um dos exemplos mais bem-sucedidos é o Gardens by the Bay, também conhecido como Jardim das Luzes devido ao espetáculo que acontece todas as noites por ali.
Inaugurado em 2012, o projeto foi um sucesso absoluto, e hoje recebe mais de 50 milhões de visitantes por ano – quase dez vezes a própria população do país.
História do parque
Espalhado em 105 hectares, o Gardens by the Bay é dividido em áreas a céu aberto e jardins botânicos fechados. No Flower Dome, considerado pelo Livro Guinness dos Recordes a maior estufa do mundo (ocupando 1,2 hectare), a climatização busca recriar um ambiente mediterrâneo e semiárido, capaz de sustentar flores trazidas dos cinco continentes.

Já a Cloud Forest, embora menor em área, chama atenção pela altura, servindo como um conservatório de plantas de climas mais montanhosos – e uma cachoeira de 35 metros sob a qual os visitantes podem passar em um caminho espiralado.
O ponto mais marcante do parque, porém, são as Supertrees, grandes estruturas artificiais a céu aberto que abrigam plantas trepadeiras e outras espécies capazes de se fixar nas “árvores” artificiais. Ao todo, são 18 Supertrees com alturas entre 25 e 50 metros, que exercem uma função ornamental no parque, mas também uma prática: elas contam com células fotovoltaicas para gerar energia solar e também atuam na coleta de água de chuva para irrigar os jardins.
@hungryfever 🌺 GARDEN RHAPSODY 🌺 Enjoy night at Singapore in different way. Ini baru pertama kali nya aku nonton light show di Supertree Grove nya Gardens By The Bay. Kukira ada fee entry ternyata FREE‼️ Beberapa yang uda nonton pasti belum nyobain dari POV seperti yang ada di video. Menurutku posisi nya lebih pas, dan nggak kedistract sama yang lain, posisi kepala juga diam aja tinggal mata aja yang gerak. Cara ke spot ini uda aku pernah bahas di IG Story ya. Untuk Garden Rhapsody ini ada 2x show setiap malam jam 7.45 dan 8.45 ☘️☘️ #hungryfever #supertreegrove #gardensbythebay #gardenrhapsody #singapore #visitsingapore #tiktoksg #singaporetiktok #singaporeimagine #serunyaliburan
Todas as noites, um show de som e luz – a Garden Rhapsody – ilumina essa parte do parque e atrai milhares de visitantes para assistir à apresentação gratuitamente. O espetáculo acontece sempre às 19h45, e dura uma hora. Além disso, no topo da Supertree mais alta, há um observatório com vista panorâmica para o restante do parque e a cidade – passarelas conectam as estruturas elevadas entre si.
Como visitar
Os Gardens by the Bay estão localizados na região central da Singapura, vizinho ao reservatório Marina. Algumas partes podem ser visitadas gratuitamente, mas as atrações mais concorridas têm ingressos à parte – o ideal é reservar a data com antecedência no site oficial.
O acesso ao Flower Dome e Cloud Forest custa 32 dólares da Singapura (cerca de R$ 140), enquanto a subida ao observatório da Supertree sai por 14 dólares singapurianos (R$ 60).
Fonte: viagemeturismo