Política

Garcia alerta para prisão de Bolsonaro como ato contra democracia e incentiva atuação do Senado

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
O secretário-chefe da Casa Civil de Mato Grosso, Fabio Garcia (União Brasil), classificou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sem uma decisão colegiada do Supremo Tribunal Federal como “uma grave ameaça à democracia” e cobrou uma reação imediata do Senado Federal. No entanto, ele não especifica qual reação seria e também exita qualquer menção nominal ao ministro Alexandre Moraes, autor da decisão que resultou na prisão. 

“A prisão domiciliar do ex-presidente Bolsonaro, sem condenação por colegiado do STF, é uma grave ameaça à democracia. O Senado precisa agir com urgência para garantir a todos os brasileiros a preservação da nossa democracia e da nossa liberdade”, escreveu Garcia, nesta segunda-feira (5), em suas redes sociais. 
Ele ainda afirmou que o episódio representa “uma inversão de valores inaceitável”, comparando a medida com a liberdade de criminosos e corruptos que estariam impunes no país.
O apelo feito por Garcia ocorre um dia depois que Bolsonaro passou a cumprir medidas de prisão domiciliar por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. A decisão cita descumprimento de medidas anteriores e tentativa de obstrução de investigações, incluindo destruição de provas, no inquérito que apura tentativa de golpe de Estado.
Apesar da cobrança para que o Senado reaja, Fabio Garcia nunca defendeu abertamente nenhum dos vários pedidos de impeachment já protocolados contra Moraes, inclusive quando questionado diretamente sobre o tema. Pela Constituição, cabe ao Senado analisar e votar eventual afastamento de ministros do STF, o que depende de iniciativa da presidência da Casa e de apoio da maioria absoluta dos parlamentares.
A nova fala de Garcia se soma a outras manifestações de políticos bolsonaristas em Mato Grosso, como o deputado federal Abilio Brunini (PL), que organizou a manifestação em Cuiabá onde Bolsonaro apareceu por chamada de vídeo um dia antes da prisão ser decretada.

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.