Sophia @princesinhamt
Turismo

Gangnam Style: Descubra o Luxuoso Distrito na Coreia do Sul que Inspirou o Hit Musical

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Em julho de 2012, o mundo inteiro ouviu falar de Gangnam Style. Fosse no rádio, nas redes sociais ou até na televisão, o hit entoado pela voz do rapper sul-coreano PSY se tornou um verdadeiro fenômeno global. Não é à toa que foi o primeiro videoclipe a atingir um bilhão de visualizações no YouTube. Mas, o que nem todos sabem é que Gangnam não é apenas o nome da música: trata-se de um dos mais luxuosos distritos da Coreia do Sul.

O bairro, um dos mais ricos da capital Seul, abriga desde boutiques de grife até grandes empresas e conglomerados econômicos. A canção, por sua vez, nada mais é do que analogia ao público endinheirado que frequenta a região. Entre críticas e elogios, a badalada Gangnam é uma parada imperdível para quem visita a capital do país.

O Gangnam se assemelha a um grande centro comercial repleto de atrações. Além de ser um queridinho entre as celebridades sul-coreanas, o distrito abriga sedes de algumas das maiores empresas do mundo, como Google e Samsung.

Luxo, elegância e modernidade

As marcas mais luxuosas do universo da moda também não ficam de fora. Na região, é possível encontrar grandes grifes, como Louis Vuitton, Gucci, Chanel, Versace e Prada. Quando esse é o assunto, um dos destaques é o Starfield COEX Mall, um shopping com diversas lojas internacionais e restaurantes.

No local, há ainda um cinema e uma sala de concertos. A grande atração, contudo, é o COEX Aquarium, que tem um grande túnel rodeado de peixes coloridos. Como se não bastasse, o shopping é sede para uma das bibliotecas mais deslumbrantes do mundo: a Starfield Library. Com entrada gratuita, ela reúne pelo menos 50 mil livros distribuídos em prateleiras com aproximadamente de 13 metros de altura. Foi um hit nas redes sociais tempos atrás.

starfield-library-coreia
Starfield Library é visita inescapável até para quem não pretende ler na viagem (Ehsan Haque/Pexels)

Voltando às compras, há outra experiência bem interessante que não pode faltar no seu itinerário: o Gangnam Station Underground Shopping Center. Conectado à estação de metrô do bairro, esse centro comercial climatizado abriga cerca de 200 estabelecimentos, entre lojas de roupas e acessórios, restaurantes e lanchonetes.

Aliás, quando se trata de gastronomia o distrito também não deixa a desejar. Para quem busca comidas tipicamente coreanas, há excelentes opções, como o Yang Good. Já se você está atrás de pratos internacionais, vale experimentar o mexicano Dos Tacos ou a pizzaria Brick Oven New York.

Uma dose de calmaria

Gangnam é um bairro movimentado, em uma cidade ainda mais frenética. No entanto, isso não significa que não há espaços para relaxar e se conectar com a natureza. Esse é o caso do Templo Budista Bongeunsa, que é praticamente um oásis na capital. Situado próximo ao COEX, esse complexo religioso foi fundado no ano 794 e, embora tenha passado por várias reformas, continua sendo um importante centro da fé na região.

parque-tumulos-reis-seul-coreia
Parque com antigas tumbas reais é alternativa para escapar do ritmo frenético de Seul (Cultural Heritage Administration/Reprodução)

Outra opção é visitar Samneung Park (também conhecido como Seonjeongneung), que abriga os túmulos de dois reis sul-coreanos: Jungjong e Seongjong. As tumbas são inclusive consideradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Com uma grande simbologia histórica, o parque, que é rodeado por uma floresta, é ideal para escapar do agito.

Mas e o tal Gangnam Style?

Moderno, extravagante e luxuoso. Assim é o famoso estilo Gangnam, que se popularizou na voz de PSY. O hit não passou batido nessa parte de Seul: uma das principais atrações do distrito é o gigantesco monumento à canção Gangnam Style. A estátua representa duas mãos, uma sobre a outra, imitando a pose de “cavalgada” que compõe a coreografia.

gangnam-style-estatua
A estátua em referência à música de PSY (Travis Wise/CC BY 2.0/Flickr)

Com cinco metros de altura por oito metros de largura, a obra está situada em frente ao centro comercial COEX, onde o videoclipe foi gravado. A melhor parte é que dá até para recriar a cena, pois, assim que o visitante se posiciona embaixo dessas grandes mãos, a música começa a tocar.

Reserve hospedagem em Seul

Leia tudo sobre a Coreia do Sul

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.