A GAC deverá chegar ao Brasil até o final do primeiro semestre com preços mais atraentes que os da BYD. Isso porque a fabricante acaba de lançar o hatch elétrico Aion UT na China (um dos carros que serão oferecidos no mercado brasileiro) a partir de 69.800 yuan (R$ 54.734 em uma conversão simples), bem menos que os 99.800 yuan do BYD Dolphin (R$ 78.260).
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A GAC havia iniciado o período de pré-venda do Aion UT em janeiro, por 89.800 yuan, mas com a chegada do carro às lojas resolveu reduzir bastante o preço do carro no mercado chinês, o que vai acabar surtindo efeito em outros mercados, inclusive no Brasil, quando o modelo estrear por aqui, até o fim do ano. A meta é que a marca lance sete modelos até 2025 acabar.
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Rival de peso para o BYD Dolphin
Imagem: Divulgação
A diferença de 20 mil yuan entre o GAC Aion AT e o BYD Dolphin na China equivalem a R$ 15.683. Considerando que o modelo da BYD parte de R$ 159.800 no Brasil atualmente, é possivel que o rival chegue por volta de R$ 145 mil ao Brasil.
A marca chinesa chegou a anunciar investimento de US$ 1 bilhão no Brasil até 2029, o que deve incluir uma fábrica. A GAC pode negociar a compra da unidade de produção da Toyota em Indaiatuba (SP), que está sendo desativada gradativamente pela marca japonesa, que está transferindo sua produção para Sorocaba (SP).
O GAC Aion UT deve dar trabalho do BYD Dolphin até pelo porte e nível de equipamentos. Assim como o principal concorrente, o novo Aion UT tem linhas arredondadas, faróis e lanternas de LED e dimensões bem parecidas com as do Dolphin. São 4,27 metros de comprimento (4,29 m do BYD), 1,85 m de largura (ante 1,77 m) e 2,75 m de entre-eixos (contra 2,70 m).
Com proporções que imitam o Dolphin — e com uma opção de teto flutuante branco semelhante ao do Mini Cooper, além de seis opções de cores externas — o exterior do Aion UT mais barato tem faróis de LED, rodas de 16 polegadas, uma linha de teto inclinada e maçanetas niveladas.
Imagem: Divulgação
A potência vem de um motor elétrico Quark de 100 kW com baterias LFP (fosfato de ferro-lítio) de 34,8 kWh, fornecendo 330 km na versão básica, com um pacote de 44 kWh dando ao modelo principal uma classificação de autonomia de 420 km, tudo isso de acordo com o ciclo chinês.
No interior, um teto solar panorâmico é padrão, com volante multifuncional de dois raios e painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas com comandos de voz de IA (Inteligência Artificial) baseados em nuvem.
Uma grande tela central mede 14,6 polegadas e inclui conectividade compatível Apple CarPlay ou Android Auto, Além disso, o sistema inclui Wi-Fi integrado com suporte de atualizações sem fio.
O Aion UT também tem capacidade de assistência ao motorista de nível 2 – o que significa que sua tecnologia pode controlar a direção, a aceleração e a frenagem.
A praticidade da cabine inclui assentos que podem ser rebatidos – incluindo os bancos dianteiros do motorista e do passageiro – expandindo o espaço do porta-malas de 440 liros para 1600 litros com apenas os bancos traseiros rebatidos.
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Fonte: autoo