Os candidatos que realizaram a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) no domingo (26) poderão consultar, a partir de terça-feira (28), as versões preliminares do gabarito das questões objetivas e do padrão de resposta da pergunta discursiva.
O material ficará disponível na plataforma do Inep, responsável pela avaliação.
Caso discordem de alguma resposta, os participantes terão o direito de apresentar recurso contra o gabarito preliminar. O prazo de contestação será de terça-feira (28) até as 23h59 de quarta-feira (29), seguindo as exigências previstas em edital, como fundamentação adequada e argumentação objetiva.
Nos recursos da questão discursiva, é proibida qualquer forma de identificação do candidato, sob risco de indeferimento.
Os resultados das análises dos recursos serão disponibilizados diretamente ao participante, com justificativas detalhadas da banca avaliadora coordenada pelo Inep.
Exame
A avaliação contou com 30 questões objetivas e uma discursiva na parte de formação geral, além de 50 questões de múltipla escolha sobre conteúdos específicos de cada licenciatura. A pergunta discursiva abordou o idadismo como desafio para a educação no país.
A PND é obrigatória para estudantes que concluem licenciatura em 2025 e para professores que desejam utilizar a nota em processos seletivos de redes que aderiram ao modelo.
Agenda
- 28 de outubro: divulgação do gabarito preliminar e do padrão de resposta;
- 28 e 29 de outubro: período para recursos;
- 10 de novembro: resultado dos recursos preliminares;
- 11 de novembro: gabarito final e padrão definitivo de resposta;
- 25 de novembro: correção preliminar da questão discursiva;
- 25 e 26 de novembro: recursos da correção da discursiva;
- 10 de dezembro: resultado final da PND 2025.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






