Freio ABS tremendo? Entenda por que isso é normal e quando NÃO é
Seu pedal de freio ABS treme? Se for numa freada forte, é normal! Mas se tremer de leve, pode ser disco empenado. Saiba o risco
Sentir o freio ABS tremendo debaixo do pé pela primeira vez pode ser assustador, mas quase sempre é o sinal de que ele está funcionando. Muita gente acha que o freio quebrou, mas essa trepidação é o sistema salvando você de uma derrapagem. Acompanhe o Garagem360 e veja quando isso não é normal!
Afinal, por que o freio ABS tremendo é normal?
O freio ABS (Sistema de Freio Antitravamento) é um item de segurança obrigatório. A função dele é simples: não deixar a roda travar em uma freada de emergência, permitindo que o motorista desvie de obstáculos. Para fazer isso, o sistema morde e solta o disco de freio dezenas de vezes por segundo.

Fabricantes como a , criadora do sistema, explicam que essa “pulsação” é o que causa a trepidação no pedal. Se você pisou fundo para desviar de algo e o pedal tremeu, o sistema funcionou.
Quando a trepidação NÃO é normal?
Basicamente, o ABS só deve tremer em frenagens de emergência. Se o carro treme em situações normais, o problema é outro. O pedal vibrar ao pisar levemente no freio, em velocidade baixa ou média, é sinal de defeito.
Essa trepidação “anormal” geralmente indica discos de freio empenados. O disco entorta por superaquecimento (como descer uma serra) ou por choque térmico (passar em poça d’água com o freio quente).
Sinais de que o problema é no disco (e não no ABS)
O motorista precisa saber diferenciar as duas situações. A trepidação do ABS é forte e acontece só no “panic stop”. A trepidação de defeito é diferente. Fique de olho se:
- O pedal treme em freadas leves de semáforo;
- A vibração aparece em velocidades médias (60 km/h a 80 km/h);
- O volante também vibra junto com o pedal ao frear;
- O carro freia, mas parece “ondular”.

Risco de ignorar o freio tremendo
Se o seu carro apresenta a trepidação anormal (disco empenado), o risco é grande. O carro perde eficiência de frenagem. A pastilha não consegue mais “agarrar” o disco de forma plana.
Em uma emergência, a distância que o carro precisa para parar aumenta muito. Além disso, rodar com o disco empenado estraga as pastilhas e pode forçar os componentes da suspensão. Empresas especializadas em freios, como a , sempre alertam que a vibração é um sinal de desgaste que não pode ser ignorado.
Portanto, se o freio tremeu em um susto, ótimo. Mas se ele treme no uso do dia a dia, corra para a oficina.
E você, já sentiu o ABS tremer? Ou já teve problema com disco empenado? Deixe seu comentário abaixo contando sua experiência!
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
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Fonte: garagem360






