TCE-MT — Campanha de prevenção a queimadas (out/2025)
Carros & Motos

Freio ABS tremendo: saiba por que isso é comum e quando se preocupar

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Freio ABS tremendo? Entenda por que isso é normal e quando NÃO é

Seu pedal de freio ABS treme? Se for numa freada forte, é normal! Mas se tremer de leve, pode ser disco empenado. Saiba o risco

Sentir o freio ABS tremendo debaixo do pé pela primeira vez pode ser assustador, mas quase sempre é o sinal de que ele está funcionando. Muita gente acha que o freio quebrou, mas essa trepidação é o sistema salvando você de uma derrapagem. Acompanhe o Garagem360 e veja quando isso não é normal!

Afinal, por que o freio ABS tremendo é normal?

O freio ABS (Sistema de Freio Antitravamento) é um item de segurança obrigatório. A função dele é simples: não deixar a roda travar em uma freada de emergência, permitindo que o motorista desvie de obstáculos. Para fazer isso, o sistema morde e solta o disco de freio dezenas de vezes por segundo.

Freio ABS tremendoFreio ABS tremendo
Foto: Pixabay

 

Fabricantes como a , criadora do sistema, explicam que essa “pulsação” é o que causa a trepidação no pedal. Se você pisou fundo para desviar de algo e o pedal tremeu, o sistema funcionou.

Quando a trepidação NÃO é normal?

Basicamente, o ABS só deve tremer em frenagens de emergência. Se o carro treme em situações normais, o problema é outro. O pedal vibrar ao pisar levemente no freio, em velocidade baixa ou média, é sinal de defeito.

Essa trepidação “anormal” geralmente indica discos de freio empenados. O disco entorta por superaquecimento (como descer uma serra) ou por choque térmico (passar em poça d’água com o freio quente).

Sinais de que o problema é no disco (e não no ABS)

O motorista precisa saber diferenciar as duas situações. A trepidação do ABS é forte e acontece só no “panic stop”. A trepidação de defeito é diferente. Fique de olho se:

  • O pedal treme em freadas leves de semáforo;
  • A vibração aparece em velocidades médias (60 km/h a 80 km/h);
  • O volante também vibra junto com o pedal ao frear;
  • O carro freia, mas parece “ondular”.
Freio ABS tremendoFreio ABS tremendo
Foto: Reprodução

Risco de ignorar o freio tremendo

Se o seu carro apresenta a trepidação anormal (disco empenado), o risco é grande. O carro perde eficiência de frenagem. A pastilha não consegue mais “agarrar” o disco de forma plana.

Em uma emergência, a distância que o carro precisa para parar aumenta muito. Além disso, rodar com o disco empenado estraga as pastilhas e pode forçar os componentes da suspensão. Empresas especializadas em freios, como a , sempre alertam que a vibração é um sinal de desgaste que não pode ser ignorado.

Portanto, se o freio tremeu em um susto, ótimo. Mas se ele treme no uso do dia a dia, corra para a oficina.

E você, já sentiu o ABS tremer? Ou já teve problema com disco empenado? Deixe seu comentário abaixo contando sua experiência!


Entrar no canal do Whatsapp

Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

Fonte: garagem360

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.