Considerada a cidade gêmea de San Matías, na Bolívia, Cáceres, a 220 km de Cuiabá, deverá ganhar um free shop, ou estabelecimento comercial que oferecerá produtos importados livres de impostos, prometendo atrair diversos consumidores, principalmente num raio de até 400 km.
Free shop de Cáceres
Mas, para que a iniciativa seja retirada dos papéis, é necessário um processo de regulamentação da Portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) que, em 2019, reconheceu o município mato-grossense como cidade gêmea.
Dessa forma, Cáceres se tornou a primeira cidade mato-grossense a receber esse título, dado por causa da proximidade, integração econômica e social com o município boliviano.
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), se posicionou como favorável à regulamentação da portaria durante uma reunião com representantes da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), nessa segunda-feira (10), em Cuiabá.
Durante a reunião, foi estabelecido que o funcionamento do free shopping deverá iniciar até março, após assinatura de um decreto especificando normas previstas na portaria do MDR.
Conforme a Fiemt, o funcionamento do estabelecimento poderá movimentar a economia mato-grossense, gerar empregos, aumentar rendas, além de atrair turistas também da região da Bolívia.
Vale lembrar que os produtos oferecidos lá não irão competir diretamente com o mercado interno, já que serão itens importados pouco comuns no comércio local e livres de impostos.
O que é cidade gêmea?
São consideradas cidades gêmeas as que sejam cortadas pela linha de fronteira, seca ou fluvial, articulada ou não por obras de infraestrutura, e que apresentem grande potencial de interação econômica, social e cultural com a cidade do país vizinho, segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
Para que uma cidade seja enquadrada nessa categoria, uma série de estudos são realizados.
Atualmente, 33 municípios brasileiros são enquadrados como cidades gêmeas.
Fonte: primeirapagina