CUIABÁ

Fraudes podem prejudicar distribuição de água tratada: saiba mais!

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
A água que chega diariamente aos lares cuiabanos percorre um longo caminho até as torneiras. Para que o abastecimento funcione bem, é essencial que as ligações em cada residência estejam regulares. Irregularidades como furtos de água e adulterações em hidrômetros, além de ilegais, provocam desperdício e comprometem a distribuição em toda a vizinhança.

Entre janeiro e junho deste ano, a Águas Cuiabá, do grupo Iguá Saneamento, fiscalizou 22.437 matrículas e identificou 5.648 casos de irregularidades, principalmente ligações clandestinas e adulteração em medidores. O consumo nestas situações costuma ser, em média, dez vezes maior do que em um imóvel regularizado, sobrecarregando o sistema e prejudicando quem mantém as contas em dia. Além disso, existe o risco de contaminação da água tratada, que precisa chegar protegida até as residências.
“Cuidar da água é um compromisso que todos podemos assumir no dia a dia. Cada ligação regularizada e cada atitude de consumo consciente ajudam a manter o abastecimento funcionando para toda a cidade. É assim que fortalecemos o cuidado coletivo com esse recurso tão essencial”, destaca Julie Campbell, diretora operacional da Águas Cuiabá.
Alerta também para um período bem conhecido pelos cuiabanos: a estiagem. Neste momento de altas temperaturas e falta de chuva, o consumo consciente se torna ainda mais importante. Cada atitude de consumo consciente e cada uso responsável ajudam a manter o abastecimento funcionando para todos, reforçando a importância de proteger esse recurso essencial no dia a dia.
Quando uma ligação irregular é identificada, a equipe técnica da Águas Cuiabá notifica o morador, que recebe o prazo de 15 dias para apresentar defesa. Após este período, a concessionária atua na regularização da ligação, garantindo a segurança e a qualidade do abastecimento. Caso não haja manifestação dentro do prazo, o cliente pode ser multado.
2025 word1
À esquerda, flagrante de fraude no cavalete de abastecimento. À direita, colaborador da Águas Cuiabá realiza a regularização da ligação, garantindo o fornecimento adequado e dentro das normas.
Vale lembrar que, por ser considerado crime no Brasil, o furto de água pode levar a processo criminal, sendo enquadrado como atentado contra o patrimônio público, conforme o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de reclusão de até quatro anos.
A  população pode contribuir para o cuidado com a água fazendo denúncias de forma anônima e tirando dúvidas pelos canais de atendimento da Águas Cuiabá: 0800 646 6115 e WhatsApp (65) 99276-6008.

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.