O mundo se despediu de Francesco Rivella, químico e ex-executivo da , que faleceu, aos 97 anos, na sexta-feira 14. Conhecido como o “pai da Nutella”, Rivella teve Michele Ferrero como parceiro de longa data. Juntos, contribuíram para a criação de doces famosos, como Kinder, Nutella, Tic Tac e Ferrero Rocher.
Rivella, nascido na Comuna de Barbaresco, na Itália, ingressou na Ferrero em 1952, logo depois de se formar em química pela . Pouco depois, passou a atuar na “sala de química”, onde surgiram algumas das maiores inovações da Ferrero.
Na multinacional, Rivella logo conquistou a confiança de Michele Ferrero e formou uma sólida parceria. De acordo com o jornalista italiano Gigi Padovani, ambos viajavam por diversos países para experimentar novos doces e aprimorá-los.
O ex-executivo permaneceu na multinacional até 1993, ano de sua aposentadoria. A morte de Rivella ocorre exatamente dez anos depois do falecimento de Michele.
A família realizará o funeral nesta segunda-feira, 17, na Catedral de San Lorenzo, em Alba, cidade onde ele morava.
Michele Ferrero sempre demonstrou sua grande fé na Igreja Católica. O empresário realizava viagens anuais para a comuna de Lourdes, na França. O local se tornou um destino turístico religioso depois das aparições da Virgem Maria a Santa Bernadete, em 1858, no Rocher de Massabielle.

Dessa forma, Ferrero teria se inspirado na aparência do Rocher para lançar, em 1982, seu bombom com as características e o nome do local das aparições de Nossa Senhora de Lourdes.
Em 1996, quando a multinacional completou 50 anos, o empresário, referindo-se à Virgem Maria, afirmou que não poderia ter ido tão longe em seu empreendimento “sem ela”. Ferrero faleceu em 2005, aos 89 anos.
Fonte: revistaoeste