A SaferNet Brasil dará início nesta semana a uma formação continuada online, voltada a pais, responsáveis e educadores, com foco em supervisão familiar e uso de ferramentas de controle parental na internet. O programa, realizado em parceria com o Google, visa promover reflexões e fornecer dicas práticas de proteção digital.
O curso começará na próxima quarta-feira (10), com a transmissão do programa “Famílias Conectadas: uma conversa sobre supervisão familiar e ferramentas de controle parental”, das 19h às 20h (horário de Brasília). A formação abordará tópicos como introdução à supervisão familiar, noções de privacidade e segurança, abandono digital de crianças e adolescentes e a utilização de ferramentas de controle parental.
Para participar, é necessário realizar inscrição por meio de formulário online. Os inscritos receberão certificado, e as orientações para obtê-lo serão informadas ao final da transmissão. A formação será conduzida pelas psicólogas Juliana Cunha, diretora de Projetos Especiais da SaferNet, e Bianca Orrico, especialista na área de Educação da ONG.
Importância das ferramentas de controle
Segundo estudo do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), apenas 30% dos pais utilizam ferramentas de mediação parental, essenciais para garantir que crianças e adolescentes usem a internet de forma consciente e segura. O percentual cai para 24% quando se trata de ferramentas que limitam o tempo de tela, e pesquisa do Google indica que apenas 17% dos pais no Brasil utilizam recursos de controle parental.
Fonte: cenariomt