Carros & Motos

Ford se une à Renault para lançar carro elétrico popular e impulsionar vendas: Fiesta de volta ao mercado?

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word2

Fiesta vai voltar? Ford se alia à Renault para lançar elétrico popular e salvar vendas

Ford e Renault fecham acordo histórico. Novo “Fiesta” elétrico usará base francesa para custar menos e chega em 2028

Em uma manobra para estancar a perda de mercado na Europa, a Ford anunciou uma aliança estratégica com o Grupo Renault. O objetivo é claro: produzir carros elétricos realmente acessíveis para combater a invasão das marcas chinesas. E um dos modelos no portfólio pode ser o clássico Fiesta.

Acompanhe o Garagem360 e entenda!

Ford Fiesta vai voltar?

A nova parceria com a Renault marca uma mudança de rota significativa para a gigante norte-americana, que viu sua participação no Velho Continente despencar de 8,3% (2005) para preocupantes 2,9% em 2025, após aposentar ícones de volume como o Ka, o Focus e, principalmente, o Fiesta.

Ford Fiesta vai voltarFord Fiesta vai voltar

Ford Fiesta saiu de linha entre 2022/2023. Foto: Divulgação (Ford)

O principal ponto deste acordo é o retorno da Ford ao segmento de compactos populares. O primeiro fruto da união será um hatch elétrico, confirmado para estrear no início de 2028, que atuará como o sucessor direto do saudoso Ford Fiesta.

Para viabilizar o projeto, a Ford utilizará a plataforma AmpR Small da divisão de elétricos da Renault, a mesma base que dá vida ao novo Renault 5. A produção acontecerá no complexo ElectriCity, no norte da França.

Confira também IPVA 2026: confira datas, valores e a nova isenção com desconto para carros

Por que a Renault e não a VW?

O anúncio surpreendeu o mercado, pois a Ford mantinha uma parceria com a Volkswagen (usando a base MEB para os modelos Explorer e Capri). No entanto, as vendas desses modelos baseados na tecnologia alemã estão abaixo do esperado, forçando cortes na produção.

Ford Fiesta vai voltarFord Fiesta vai voltar

Ford Capri será usado como base para novo Fiesta. Foto: Divulgação (Ford)

A escolha pela tecnologia francesa da plataforma Ampere se deve ao custo. A arquitetura da Renault permite o uso de baterias LFP (Fosfato de Ferro-Lítio), que são mais baratas e robustas que as atuais NMC, permitindo que o novo carro da Ford tenha um preço estimado na casa das 22.000 libras (aprox. R$ 165 mil).

Como será o “novo” Fiesta elétrico?

A norte-americana garante que não fará apenas uma “troca de logotipo” (o temido rebadge). Embora o chassi seja francês, a promessa é de um DNA 100% Ford.

  • Design exclusivo: A carroceria terá identidade visual própria, sem lembrar o “irmão” Renault 5.
  • Dinâmica de condução: A calibração de suspensão e direção será feita pela engenharia da Ford para resgatar a esportividade e o prazer de dirigir que consagraram o Fiesta.
  • Motorização: Estima-se potência entre 123 cv e 218 cv, com tração dianteira.
  • Autonomia: Baterias de 40 kWh ou 52 kWh.

Além do hatch, a parceria prevê um segundo modelo: um crossover compacto derivado da futura arquitetura do Renault 4, que pode substituir o Puma ou atuar como um SUV de entrada.

Queremos saber: você acha que um “Fiesta elétrico” com base da Renault consegue recuperar o prestígio da Ford ou a marca deveria ter mantido sua tecnologia própria?


Entrar no canal do Whatsapp

Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

Fonte: garagem360

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.