A Ford revela uma nova plataforma de veículos elétricos e um sistema de montagem inovador que prometem reduzir custos, agilizar a produção e oferecer mais espaço e desempenho. O primeiro modelo a utilizar a tecnologia será uma picape elétrica média de quatro portas, prevista para chegar em 2027, produzida na fábrica de Louisville (EUA) para atender o mercado norte-americano e ser exportada.
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Plataforma Universal de Veículos Elétricos
Imagem: Divulgação
Batizada de Plataforma Universal de Veículos Elétricos, a nova base utiliza até 20% menos peças, 25% menos fixadores e requer 40% menos estações de trabalho na montagem.
O tempo de produção é 15% mais rápido em comparação a modelos atuais. Parte dessa eficiência vem do uso de baterias prismáticas de fosfato de ferro-lítio (LFP), mais baratas, duráveis e livres de cobalto e níquel.
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Além de formar o piso estrutural do veículo, essas baterias ajudam a reduzir peso e aumentar o espaço interno, beneficiando também a dirigibilidade.
A picape elétrica promete aceleração de 0 a 100 km/h no mesmo tempo de um Mustang EcoBoost, além de oferecer caçamba espaçosa e boa capacidade para transporte de equipamentos.
Outro destaque é o novo processo de montagem, apelidado de “árvore de montagem”, no qual três subconjuntos (frente, traseira e bateria estrutural) são montados separadamente e depois unidos.
Grandes peças de alumínio fundido substituem dezenas de componentes menores, reduzindo complexidade e melhorando ergonomia para os operadores.
A Ford vai investir cerca de US$ 5 bilhões na iniciativa, sendo US$ 2 bilhões para a expansão e modernização da fábrica de Louisville e US$ 3 bilhões já anunciados para a produção das baterias LFP no BlueOval Battery Park Michigan.
Fonte: autoo