Combate ao Mosquito
Carros & Motos

Ford confirma: Focus será descontinuado após 27 anos, encerrando uma era

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Ford anuncia o final da produção global do Focus, modelo médio que teve versões hatch, sedã e perua. O carro deixará de ser produzido definitivamente a partir de novembro de 2025, marcando o fim de uma era. A decisão foi confirmada pelo chefe do departamento de comunicação para o mercado europeu, Finn Thomasen.

VEJA TAMBÉM:

Lançado em 1998 como sucessor do Escort, o Focus foi um dos pilares da linha Ford na Europa por mais de duas décadas. Apreciado pela variedade de versões, do esportivo ST à prática perua, o carro foi referência no segmento compacto e um dos carros icônicos da marca.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

No Brasil, o Ford Focus foi lançado no ano 2000. O repórter que vos escreve esteve no lançamento do modelo em Punta de Este (Uruguai), junto com o renomado fotógrafo Oswaldo Palermo. Lembro que os carros para teste drive foram colocados todos no estacionamento do aeroporto de Montevidéu, para avaliação (de faróis acesos durante o dia) por cerca de 130 km, distância que separa as duas cidades.

O Focus foi um carro à frente do seu tempo, com design bem arrojado para a época e logo se tornou um sucesso, não apenas pelo desenho, mas por causa do conjunto bem acertado e da lista de equipamentos e do considerável nível de segurança. No mercado brasileiro, foi oferecido em várias versões, tanto como hatch quanto sedã.

Arrojado e bem acertado

Ford Focus  primeira geração foi um carro ousado para o início dos anos 2000, repleto de qualidades
Imagem: Divulgação

Entre os principais destaques da primeira geração do Focus estava o motor 1.8 Zetec, com cabeçote de 16 válvulas e injeção multiponto que funcionava com câmbio manual de cinco marchas, com relações bem escalonadas, engates sempre precisos e fáceis. No interior, a ergonomia perfeita, com painel estiloso e bancos confortáveis, além de bom aproveitamento do espaço interno.

Com produção na Argentina, o Ford Focus deixou de ser oferecido no Brasil em 2019, depois da polêmica do câmbio automatizado Powershift, que precisou da troca de um dos componentes do sistema de embreagem para deixar de apresentar defeitos. O problema foi reconhecido pela fabricante, que fez as trocas necessárias na sua rede de concessinárias.

Depois de se despedir do Fiesta em 2023 e do Mondeo em 2022, a Ford está gradualmente abandonando o segmento de carros tradicionais para se concentrar em veículos de maior margem e na transição para a eletrificação .

A estratégia do presidente-executivo Jim Farley agora se concentra em modelos mais lucrativos, como o Bronco, Raptor e Mustang, bem como em uma nova linha de veículos elétricos que inclui o Puma EV, o Mustang Mach-E e o Explorer elétrico.

No entanto, a escolha não é isenta de riscos: em 2024, primeiro ano sem o Fiesta, as vendas da Ford na Europa caíram 17%, reduzindo sua participação de mercado para 3,3%.

O vazio deixado pelo Focus pode ser preenchido por concorrentes históricos como o Grupo Volkswagen, que continua focando em modelos como o Golf e o Leon, e a Toyota com o Corolla. Em um contexto dominado por SUVs e eletrificação, a Ford enfrenta um desafio crucial para se adaptar às novas regras de um mercado em rápida evolução.

Ford Focus chamou atenção por detalhes como as lanternas nas colunas e pela luz de ré no para-choque
Imagem: Divulgação

Fonte: autoo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.