O foguete sul-coreano hanbit-nano explodiu minutos apĂłs decolar da base de alcântara, no maranhĂŁo, na noite de segunda-feira (23). O lançamento marcou o primeiro voo comercial de um veĂculo espacial a partir de territĂłrio brasileiro e nĂŁo havia tripulantes a bordo.
Segundo a força aérea brasileira (fab), o foguete partiu às 22h13 e apresentou uma anomalia que provocou a colisão com o solo.
ApĂłs o incidente, equipes da fab e do corpo de bombeiros foram deslocadas para a área de queda com o objetivo de analisar os destroços. A empresa innospace, responsável pelo veĂculo, informou que abriu investigação para identificar as causas da falha.
O lançamento havia sido adiado diversas vezes. Inicialmente previsto para novembro, o voo foi remarcado para 17 de dezembro e, posteriormente, para o dia 19, após a identificação de problemas técnicos. Uma nova anomalia levou ao adiamento final para a data em que ocorreu a decolagem.
O hanbit-nano media 21,8 metros de comprimento, pesava cerca de 20 toneladas e transportava satĂ©lites destinados Ă Ăłrbita da terra. Ao todo, a carga incluĂa oito equipamentos: cinco pequenos satĂ©lites e trĂŞs dispositivos experimentais desenvolvidos no brasil e na Ăndia.
adicione Dia de Ajudar Ă s suas fontes preferenciais no Google NotĂcias
.
Fonte: cenariomt





