Várzea Grande

Flávia promove 12 trocas no secretariado e nomeia nomes de Kalil e Emanuel em seu primeiro ano, exonerando marido sem diploma

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word3
Em apenas um ano à frente da Prefeitura de Várzea Grande, a prefeita Flávia Moretti (PL) já promoveu 12 mudanças no primeiro escalão da administração municipal. 

As trocas atingiram áreas estratégicas do governo e incluem exonerações, pedidos de saída e remanejamentos.
As trocas frequentes no secretariado têm gerado críticas e alimentado questionamentos sobre a estabilidade administrativa da gestão de Flavia.
A mudança mais recente ocorreu na Secretaria de Governo, com a nomeação de Sílvio Fidelis para o cargo. Ele substitui Andrea Carolina Melo de Oliveira, que pediu exoneração. A escolha causou surpresa, inclusive dentro do PL, já que Fidelis foi secretário de Educação na gestão do ex-prefeito Kalil Baracat (MDB), adversário direto de Flávia Moretti nas eleições de 2024. 
Com a nomeação, Fidelis se torna o terceiro a comandar a pasta em menos de um ano. Antes dele, Benedito Lucas ocupou o cargo, mas deixou a função em junho.
Outra saída recente foi a da tenente-coronel da Polícia Militar Emirella Perpétua Souza Martins, que deixou o cargo de chefe de gabinete no último dia 18, a pedido. Oficialmente, a informação é de que ela não teria se adaptado à função, embora nos bastidores haja relatos de desentendimento com integrante do cerimonial do Executivo.
No início de dezembro, a prefeita exonerou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Turismo e Trabalho, Mário Quidá Neto, aliado do vereador Samir Japonês (PL), ex-líder do governo na Câmara. Em nota, Quidá afirmou que deixou a pasta por divergências políticas entre a prefeita e o parlamentar, de quem é amigo há duas décadas. Ele também citou projetos que, segundo ele, acabaram engavetados durante sua passagem pelo cargo.
Em novembro, o vereador licenciado Lucas Ductievicz, conhecido como Lucas do Chapéu do Sol (PL), pediu exoneração da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana após o pai, o empresário Juarez Ductievicz, sofrer uma tentativa de sequestro. Ele havia assumido a pasta em março e foi substituído novamente pelo subsecretário Gerson Scarton.
Na Secretaria de Administração, a servidora de carreira Jaqueline Favetti assumiu o comando da pasta em outubro, após a morte de Antônio Roberto Pôssas de Carvalho, que tratava um câncer de pulmão.
Antes disso, em abril, após completar 100 dias de gestão, Flávia Moretti promoveu uma série de alterações. O professor Cleiton Marino Santana assumiu a Secretaria de Educação no lugar do padre Edson Sestari. 
Na Gestão Fazendária, Marcos José da Silva, servidor de carreira do Tribunal de Contas do Estado (TCE), substituiu José Francisco Mazzuco Júnior. 
Já na Administração, Antônio Roberto Pôssas de Carvalho havia sido nomeado no lugar de Nadir Araújo, escolha que gerou polêmica à época por ele ter integrado a gestão do ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PSD).
Em fevereiro, o então secretário de Assistência Social, bispo Gustavo Henrique Duarte, foi exonerado após ser citado como um dos alvos da Operação Fake News, que investiga a disseminação de notícias falsas durante as eleições municipais de 2024. Atualmente, a pasta é comandada por Cristina Saito.
Outra troca que repercutiu foi a exoneração de Carlos Araújo, marido da prefeita, do cargo de secretário de Assuntos Estratégicos, após decisão judicial. A nomeação foi considerada irregular por não atender aos critérios legais que exigem apresentação de currículo técnico e justificativa formal para cargos do alto escalão.
No Departamento de Água e Esgoto (DAE), o coronel Sandro Azambuja deixou a presidência da autarquia e foi remanejado para a Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo. O servidor efetivo Willian Douglas dos Reis assumiu interinamente a função.
Já no Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais (Previvag), a controladora-geral Maria Rosaine Toledo Rosa foi substituída pela ex-vereadora Sumaia Leite.

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.