Jornalistas e empresários de outros estados e países conhecem atrativos turísticos de Mato Grosso durante a FIT Pantanal
Press trips e famtours nacionais e internacionais foram promovidas pelo Sebrae/MT, em parceria com Fecomércio-MT e Governo de Mato Grosso
06/06/2025 às 15:08 Atualização
06/06/2025 às 21:04
Olhares atentos, sorrisos largos e expressões de encantamento marcam a visita de jornalistas e empresários que vieram de outros estados e países para conhecerem atrativos naturais e culturais de Mato Grosso. De 1° a 8 de junho, profissionais de diferentes regiões do Brasil e do exterior foram convidados a percorrer trilhas, rios, comunidades tradicionais e paisagens únicas durante a Feira Internacional do Turismo (FIT Pantanal) 2025. A ação é promovida pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso), em parceria com a Fecomércio-MT e o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT).
Com o objetivo de apresentar os principais produtos turísticos e divulgar os atrativos do estado, o Sebrae/MT organizou os roteiros para duas press trips (imprensa) e duas famtours (empresários), para jornalistas e operadores de turismo nacionais e internacionais vivenciarem iniciativas ligadas à natureza, cultura, gastronomia e turismo de base comunitária, em atrativos que foram formatados com o apoio da instituição. As visitas incluíram destinos ligados ao Pantanal – em Barão de Melgaço, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio de Leverger, Porto Jofre e Poconé – além de Campo Novo do Parecis, Nobres e Cuiabá.

Os participantes das famtours e press trips viveram experiências que vão além da contemplação. Grupos navegaram por rios, degustaram a gastronomia, conheceram as vivências, a história, dança, cultura, música, além de terem oportunidades únicas de observar a rica fauna e flora do Cerrado e do Pantanal mato-grossense.
Segundo a gestora Estadual do Turismo do Sebrae/MT, Fabíola Lima, a proposta fortalece o posicionamento do estado no mercado turístico. “O Sebrae Mato Grosso está há anos apoiando o turismo em todo o estado. Com o apoio dos governos estadual e federal, e da Fecomércio, consolidamos ações voltadas aos pequenos negócios turísticos. Com as famtours e press trips, o objetivo é apresentar nossos produtos a quem pode promovê-los fora do estado, seja na mídia ou comercializando estes roteiros”, afirmou.

Ingrid Ferreiro Morgade, operadora internacional, afirmou que a maior surpresa foi o contato com as comunidades tradicionais. “Foi marcante conhecer não só a natureza, mas também a cultura viva dessas regiões. O turismo ajuda a manter essa ancestralidade ativa, fortalecendo as populações locais que preservam o meio ambiente e a identidade do país”, disse a empresária da Espanha.
Fábio Almeida, gerente da Pousada Siá Mariana, em Barão de Melgaço, recebeu o grupo de jornalistas da press trip nacional e destacou sobre a relevância de ações que promovem o turismo no estado. “A vinda dos jornalistas e de turistas de fora amplia a visibilidade do Pantanal. Essa divulgação qualificada fortalece o setor e atrai novos visitantes para o estado”, afirmou.

A proposta prevê a integração regional por meio da chamada “rota quadrante”, que inclui os estados de Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul com o objetivo de conectar o turismo terrestre à Cordilheira dos Andes e ao Pacífico. “Temos grande expectativa de negócios que interligam nossos destinos aos de outros estados promissores da região. Essa conexão amplia o fluxo e a diversidade de roteiros”, disse a gestora do Sebrae/MT.
Beleza que encanta
Encantados com tamanha riqueza, os participantes puderam observar aves em voo sobre áreas do Pantanal, além de diversos animais em seu habitat natural. Vislumbraram com as belezas naturais de Nobres. Ouviram histórias de moradores locais que mantêm viva a cultura mato-grossense. Conheceram o etnoturismo na comunidade indígena de Campo Novo do Parecis. Provaram sabores típicos e em cada parada, testemunharam o potencial do estado como destino turístico sustentável, rico em biodiversidade e identidade cultural.
João Bosco Nunes, operador de turismo do Acre, que participou da famtour nacional, destaca que já conhecia Mato Grosso de passagem, mas foi a primeira vez que explorou os destinos turísticos. “Fiquei impressionado com a diversidade de atrativos e com a organização. Vamos levar essas novidades para nossos roteiros no Acre para conectar nossos estados por via terrestre”, afirmou.
Já Rogério Alves, empresário de Mato Grosso do Sul, reforça o valor estratégico do contato direto com os responsáveis pelos produtos turísticos. “É fundamental conhecer pessoalmente quem está à frente das experiências. E eu já tenho clientes interessados e agora posso oferecer essas vivências com segurança”, declarou.
“Adorei ver de perto os animais e contemplar o pôr do sol único da região. Realmente vale a pena conhecer Mato Grosso”, disse encantada, a jornalista paulista Andrea Magalhães, que pela primeira vez esteve em Nobres e no Pantanal.

Parceria
A FIT Pantanal é uma realização do Sistema Comércio de Mato Grosso (Fecomércio-MT, Sesc-MT, Senac-MT e IPF-MT), por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio (Cetur-MT), e do Governo de Mato Grosso, por meio da Sedec-MT. Tem apoio institucional da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e a parceria do Sebrae/MT e da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar de Mato Grosso (Seaf-MT).
Fonte: Sebrae