Sophia @princesinhamt
Food

FIT Pantanal 2026 é apresentada em feira internacional em Buenos Aires

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Feira Internacional do Turismo do Pantanal de 2026, a FIT Pantanal, que ocorre anualmente em Cuiabá, foi pré-lançada nesta terça-feira (30), durante o último dia da FIT América Latina, em Buenos Aires, na Argentina.

Mato Grosso participou do evento internacional e levou ao estande do Meeting Brasil – plataforma que conecta operadores de turismo a governos, prefeituras e atrativos – suas tradições gastronômicas, com a apresentação da tradicional Maria Isabel, farofa de banana e feijão-preto.

Como parte das ações de divulgação do estado, na manhã desta terça cerca de 80 operadores de turismo participaram do Roadshow Mato Grosso, iniciativa da Fecomércio-MT, voltada ao pré-lançamento da FIT Pantanal 2026, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

A FIT Pantanal, considerada a maior feira de turismo do Centro-Oeste, será realizada entre 4 e 7 de junho do ano que vem e espera superar o público participante da edição que ocorreu neste ano. Na capital mato-grossense, o evento é realizado sob organização da Fecomércio-MT, Sesc, Senac, IPF e Governo do Estado.

Para o presidente da Fecomércio-MT, Wenceslau Junior, o sucesso da FIT Pantanal mostra que Mato Grosso está pronto para receber ainda mais turistas. Ele ressaltou que a feira contará com forte participação de municípios do interior, com exposições de gastronomia, ecoturismo e turismo de negócios.

“Precisamos mostrar que, embora sejamos o maior produtor de grãos do Brasil e do mundo, preservamos cerca de 60% de nossas florestas”, explicou.

O secretário de Turismo da cidade de São Paulo, Rui Alves, destacou a importância da promoção do Pantanal e elogiou a participação do estado de Mato Grosso na feira. Ele relembrou suas visitas ao estado e comentou a experiência de ter provado a culinária regional no estande mato-grossense.

“Conheço bem Mato Grosso, já estive em Cuiabá, Poconé, Barra do Garças. Quando experimentei o arroz carreteiro com farinha de banana-da-terra, me veio uma memória afetiva daquele lugar maravilhoso. É uma comida típica dos boiadeiros, dos vaqueiros. Foi realmente especial”, afirmou.

Veja vídeos

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.