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Fim do pedágio mais caro: Ministério dos Transportes anuncia estudo para nova concessão

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Fim do pedágio mais caro? Ministério dos Transportes oficializa estudo para nova concessão

O Ministério dos Transportes oficializa estudos para a nova concessão da BR-116/392 no RS, sinalizando o possível fim de um dos pedágios mais caros do país. Entenda o impacto do EVTEA.

Ministério dos Transportes deu um passo crucial em direção à modernização da infraestrutura rodoviária do Rio Grande do Sul. Foi publicada nesta segunda-feira (17) a Portaria nº 842, assinada pelo ministro Renan Filho, que oficializa o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a futura concessão do sistema BR-116/392/RS.

Ministério dos Transportes oficializa estudo para nova concessão

Esta movimentação é vista como o início do processo de substituição da atual operadora, a Ecovias Sul, e traz uma grande expectativa: a possível extinção de um dos pedágios mais caros do país, aliviando o custo para milhares de motoristas gaúchos.

O estudo abrange uma extensão de 456,2 quilômetros de rodovias, sendo:

  • Um trecho da BR-116/RS (de Camaquã a Jaguarão, na fronteira com o Uruguai).

  • Um segmento da BR-392/RS (de Rio Grande até o acesso a Santana da Boa Vista).

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A formalização do EVTEA integra o processo de concessão e é fundamental para a próxima licitação, que definirá o modelo de exploração da infraestrutura. Com a portaria já em vigor, o Ministério avança para a fase decisiva de escolha da nova concessionária, marcando uma transição importante na gestão rodoviária da região.

Benefícios e Impacto Direto para a População

A principal e mais imediata promessa dessa transição é o alívio financeiro para quem transita diariamente pelas rodovias do sul do estado. A confirmação da mudança levanta a expectativa de que trechos atualmente tarifados deixem de ter cobrança de pedágio, beneficiando diretamente:

Transportadores: Redução do custo logístico para o escoamento da produção.

Trabalhadores e Moradores: Economia para quem depende da BR-116 e BR-392 em seu deslocamento diário.

Além da economia no bolso, o novo contrato de concessão deve vir acompanhado de investimentos robustos e mais eficientes em diversas áreas, incluindo:

  • Segurança Viária: Melhorias na sinalização e dispositivos de segurança.

  • Pavimentação: Qualidade e durabilidade do asfalto.

  • Modernização Operacional: Serviços e tecnologia mais adequados ao alto fluxo de veículos.

A iniciativa reforça o objetivo do Governo Federal de aprimorar o transporte rodoviário, buscando um serviço que seja tanto mais justo para o cidadão quanto mais moderno para a infraestrutura nacional.

Alívio financeiro na estrada! 🛣️ Motorista, você utiliza o trecho da BR-116/392? Comente sua expectativa sobre o fim do pedágio!

Leia aqui: Idoso não precisa mais pagar pedágio no Brasil? Entenda a nova lei


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Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Fonte: garagem360

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