Toda viagem aérea costuma começar com um momento de irritação e ansiedade quando entramos na longa fila do check-in. O funcionário da companhia aérea pesa a bagagem, confere o passaporte, e nos entrega um cartão de embarque de papelão que temos que carregar até a segurança, depois até o saguão de embarque, onde tudo volta a ser conferido por outros funcionários.
Esse ritual tem mais de cinquenta anos e está a caminho de acabar, segundo matéria do jornal britânico The Times. A ICAO (Organização Internacional de Aviação Civil) está criando um novo procedimento, onde o passaporte e o cartão de embarque serão registrados digitalmente no celular do passageiro. A bagagem, devidamente identificada, será escaneada na sessão de segurança. E o viajante receberá o download de um “journey pass” (passe de viagem).
Segundo esse novo método, o rosto do passageiro será escaneado logo na entrada, para ver se coincide com o passaporte. Para isso, a infraestrutura dos aeroportos terá que ser mudada para possibilitar essa identificação automática. Vai existir também um cuidado especial para evitar que os dados pessoais de cada passageiro fiquem exposto nesse projeto.
A ideia é que os dados sejam captados pelos pontos de segurança sem que o usuário tenha que pegar o celular. Mais ou menos como os cartões de aproximação que usamos em pagamentos. Alguns aeroportos como o de Dubai já estão começando a instalar o que está sendo chamado de “e-gates” – ou portões eletrônicos.
Fonte: revistaoeste