Sophia @princesinhamt
Carros & Motos

Fim da linha para Mercedes Classe A e Audi A1: o futuro elétrico dos carros compactos

2025 word1
Grupo do Whatsapp CuiabĂĄ

A Mercedes-Benz acaba de decretar o fim do Classe A. Sim, aquele hatch que jĂĄ fez muita gente sonhar em ter uma estrela na garagem vai se aposentar.

VEJA TAMBÉM:

O Classe A, na verdade, jĂĄ estava vivendo seus Ășltimos capĂ­tulos desde 2022, quando os rumores sobre sua aposentadoria começaram a circular. Agora, a marca alemĂŁ resolveu colocar um ponto final na histĂłria do modelo, confirmando que a quarta geração serĂĄ a Ășltima.

Receba notĂ­cias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

 Por que, Mercedes?

Mercedes-Benz Classe A também conta com versão sedã, que deixarå de ser produzida
 Imagem: Divulgação

A resposta oficial Ă© que a marca quer “reduzir a complexidade” da sua linha de modelos. Em outras palavras, eles decidiram que fazer menos carros Ă© mais estratĂ©gico do que tentar competir com fabricantes de volume. Como diria aquele amigo que sĂł usa roupas de grife: “NĂŁo sou para qualquer um.”

Com essa decisĂŁo, o Classe A, o Classe B e atĂ© a versĂŁo sedĂŁ vĂŁo dizer adeus. No lugar deles, teremos um novo modelo: o “baby” Classe G. Ou seja, em vez de um hatch esportivo, podemos esperar um mini SUV parrudo e cheio de estilo.

Enquanto nos despedimos desse pequeno grande Mercedes, resta a pergunta: será que o “baby G” vai conquistar o coração dos fãs ou vai deixar saudades do bom e velho hatch premium?

Quando a Mercedes decidiu nacionalizar o Classe A

Mercedes-Benz Classe A: primeira geração chegou a ser fabricada no Brasil entre 1999 e 2005, em Juiz de Fora (MG)
Imagem: Divulgação

VocĂȘ lembra dele? Nos anos 2000, com certeza jĂĄ viu um Mercedes-Benz Classe A desfilando pelas ruas, talvez atĂ© pensou: “UĂ©, um Mercedes pequeno?” Pois Ă©, acredite ou nĂŁo, esse carrinho foi uma revolução e, por um tempo, teve atĂ© RG brasileiro. Vamos relembrar essa histĂłria.

Entre 1999 e 2005, a Mercedes-Benz resolveu fazer algo inédito: produzir um carro de passeio fora da Alemanha e foi aqui mesmo, em Juiz de Fora (MG). No entanto, esse sonho durou pouco. A marca investiu cerca de US$ 850 milhÔes na fåbrica com a expectativa de vender mais de 40 mil unidades por ano.

O Classe A foi o escolhido para essa missão, em uma estratégia da fabricante para se aproximar do mercado brasileiro e oferecer um compacto premium adaptado às necessidades locais.

Apesar de ser um Mercedes acessĂ­vel, seu preço ainda era salgado para os padrĂ”es brasileiros e ele nĂŁo estourou em vendas. AlĂ©m disso, seu design e a preferĂȘncia do consumidor nacional por carros maiores e mais baratos pesaram na balança.

O resultado? Em vez das 40 mil unidades anuais esperadas, a produção totalizou 63.448 unidades em seis anos, uma média de pouco mais de 10 mil carros por ano.

E nĂŁo Ă© sĂł o Classe A que estĂĄ se despedindo


Audi A1 também deixarå de ser produzido e a marca alemã sediada em Ingolstadt também estå se reformulando
 Imagem: Divulgação

A Audi também estå dizendo adeus a alguns dos seus modelos mais acessíveis. O A1 e o Q2 sairão de linha em 2026, mas a marca jå tem um novo elétrico na manga para ocupar seu lugar.

O CEO da Audi, Gernot Döllner, confirmou que um novo modelo elétrico serå lançado para ocupar esse espaço, trazendo o DNA premium da marca para um futuro mais sustentåvel.

Ainda sem nome confirmado, o novo modelo serå posicionado no segmento A da Audi, atuando como alternativa elétrica ao A3 e ao Q3. Produzido a partir de 2026 na fåbrica de Ingolstadt, Alemanha, o EV promete ser tecnológico, eficiente e alinhado com as novas diretrizes da marca.

Plataforma MEB do Grupo Volkswagen – A mesma utilizada no Q4 e-tron, garantindo alta performance e autonomia respeitável.
Preço estimado em ÂŁ30.000 (cerca de R$ 240 mil) – Tornando-se um dos elĂ©tricos de entrada da marca.
Design e tamanho prĂłximos ao Skoda Elroq – Um novo SUV elĂ©trico que servirĂĄ de base para esse lançamento.

AlĂ©m disso, hĂĄ especulaçÔes de que o modelo possa resgatar o icĂŽnico nome A2, referĂȘncia ao compacto futurista da Audi que fez sucesso no final dos anos 90 e inĂ­cio dos 2000.

Audi A1 chegou a ser vendido no Brasil, mas deixarĂĄ definitivamente a linha da marca alemĂŁ em 2026
Imagem: Divulgação

 

Fonte: autoo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidåria que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.