Sophia @princesinhamt
Carros & Motos

Fim da era: Chevrolet anuncia gradual fim do suporte ao Apple CarPlay e Android Auto

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Fim de uma Era: GM Chevrolet anuncia a eliminação gradual do Apple CarPlay e Android Auto

GM eliminará gradualmente o Apple CarPlay e Android Auto de todos os seus carros a gasolina e elétricos, começando em 2028. A CEO Mary Barra confirmou a decisão. Entenda!

A GM Chevrolet confirma o que muitos temiam: o fim do suporte ao Apple CarPlay e ao Android Auto em toda a sua frota, incluindo os veículos movidos a gasolina.

GM anuncia a eliminação gradual do Apple CarPlay e Android Auto

A CEO da GM, Mary Barra, confirmou a controversa decisão durante uma entrevista no podcast Decoder do The Verge.

A mudança, que já está em curso nos veículos elétricos (EVs) da marca, será estendida aos carros com motor de combustão interna (gasolina) à medida que a montadora lançar seu novo hardware de computação centralizada, começando em 2028.

Enquanto a maioria dos clientes de veículos a gasolina respirou aliviada quando o recurso foi removido apenas dos EVs, agora a realidade é que os compradores de um novo GM a partir de 2028 — independentemente do motor — provavelmente não terão mais os populares sistemas de espelhamento de tela.

GM anuncia a eliminação gradual do Apple CarPlay e Android Auto - Foto: ReproduçãoGM anuncia a eliminação gradual do Apple CarPlay e Android Auto - Foto: Reprodução
GM anuncia a eliminação gradual do Apple CarPlay e Android Auto – Foto: Reprodução

 

A Nova plataforma e a polêmica da decisão

A decisão coincide com a introdução da nova “plataforma de computação centralizada” da GM, desenvolvida internamente. Este novo hardware fará sua estreia no Cadillac Escalade IQ 2028 e será progressivamente integrado ao vasto portfólio da GM, incluindo os modelos a gasolina.

Quando esses veículos a gasolina fizerem a transição, eles perderão o CarPlay e o Android Auto. O novo sistema de infoentretenimento, no entanto, será baseado no software do Google, o que teoricamente facilitará a adaptação para usuários de Android.

A boa notícia é que a transição não será imediata. A GM tem um cronograma que se estende por anos, dando aos consumidores tempo suficiente para adquirir um novo veículo da marca com o CarPlay e o Android Auto antes que eles desapareçam “para sempre”.

O que você acha dessa decisão? A GM está certa em forçar os motoristas a usarem seu próprio sistema de infoentretenimento, ou isso é um tiro no pé?

Leia aqui: Deu ruim! GM Chevrolet sofre prejuízo de R$ 8,78 bilhões com mudança na estratégia de veículos elétricos


Entrar no canal do Whatsapp

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Fonte: garagem360

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.