A Fiat está com apetite para recuperar espaço no mercado europeu e prepara novidades. Uma delas, conforme o site da tradicional revista italiana Quattoruote, é um SUV de 7 lugares para preencher o vazio deixado pelo Multipla, que saiu de linha na Europa em 2010. Em uma conversa com o CEO da Fiat, Olivier François, a publicação revelou que o novo modelo terá a mesma cara do Grande Panda e será apresentado no segundo semestre (verão,na Europa) para começar a ser vendido no mercado europeu entre o fim de 2025 e o início de 2026.
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Ainda conforme a mesma fonte, a partir do Grande Panda será formada uma nova família de modelos, que vão fazer parte de segmentos inexplorados e que foram antecipados por protótipos revelados há pouco mais de um ano, ainda na fase virtual. No caso do novo SUV de 7 lugares, conhecido internamente como “Giga Panda”, espera-se que o carro tenha em torno de 4,5 metros de comprimento.
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O SUV será fabricado sobre a plataforma do Grande Panda, variação da E-CMP do Citroën C3, com uma longa distância entre eixos que permitirá oferecer motores elétricos e híbridos. A base é a mesma que o grupo Stellantis já utilizou nos recentes Opel Frontera e Citroën C3 Aircross.
Baseado no protótipo
Imagem: Divulgação
O CEO da Fiat disse à Quattroruote também que há muito tempo queria propor novamente um produto não convencional como o Multipla. Daí surgiu a ideia do novo SUV, que tem boas chances de ser vendido no Brasil, país em que a Fiat mais vende carros no mundo.
Hoje em dia, os futuros carros da Fiat compartilharão a mesma filosofia e tecnologia, com uma plataforma global única, que suporta motorizações a combustão, híbridas ou elétricas. Apesar disso, cada região terá algumas particularidades em relação ao design, equipamentos, motorização e nomenclaturas.
Espera-se que o Giga Panda chegue ao Brasil não antes de 2027 para entrar no lugar do Pulse, que foi lançado em outubro de 2021. Alem da versão de 7 lugares também deverá aparecer um SUV com ares de cupê para substituir o Fastback, mas isso ainda está ainda mais longe, ao redor de 2028.
Como não poderia deixar de ser, no conjunto mecânico, pelo menos uma das opções de motor será o 1.0 Firefly turboflex, com sistema híbrido leve, de 48V, que vai passar por aperfeiçoamentos tanto no Pulse quanto no Fastback. Na Europa, existe o 1.2 turbo com com bateria de fosfato de ferro-lítio de 44 kWh entre as alternativas.
Quando chegar ao mercado, o Giga Panda será um carro simples, com a nova identidade visual da Fiat ditada pelo Grande Panda e que não terá pretenções de competir com modelos sofisticados. Terá o mesmo papel que têm hoje em dia Chevrolet Spin e Citroën C3 Aircross.
Imagem: Divulgação
Fonte: autoo