Sophia @princesinhamt
Carros & Motos

Fiat planeja relançar o Punto como hatch elétrico: saiba mais!

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Não é de hoje que a Fiat pensa de relançar o hatch compacto Punto, mas como um belo hatch eletrificado. A ideia vem sendo cogitada desde meados de 2021 e, agora, em uma entrevista ao site inglês Autocar, o CEO da Fiat, Olivier François, voltou a jogá-la no ar, dizendo que hatchback poderia ser um elegante esportivo na era da eletrificação, dependendo do mercado.

VEJA TAMBÉM:

O CEO deixou claro que ainda não há desenvolvimento de nenhuma nova edição do Fiat Punto, mas que “a marca está pronta para responder a qualquer mudança de mercado”. De qualquer forma, a questão central é que a fabricante italiana busca por alternativas para sair da crise em que se encontra, abalada pela difícil situação do mercado europeu.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

O cenário mais plausível para um futuro Fiat Punto seria adotar na arquitetura STLA Small, uma evolução da CMP dos hatchbacks  Peugeot 208 , Opel Corsa e Lancia Ypsilon. No entanto, isso o colocaria em um mercado lotado com inúmeras ofertas da Stellantis competindo pela mesma base de clientes, colocando o frágil equilíbrio do conglomerado em risco.

Mercado pede por crossovers e SUVs

Fiat Grande Panda
Fiat Grande Panda vai dar origem a um novo modelo que vai conviver com o Argo da linah 2026 por um tempo
Imagem: Divulgação

Outra alterativa seria tornar o Fiat Punto um carro maior do que sempre foi, baseado na plataforma STLA Medium, como sucessor do Peugeot 308, Opel Astra e Lancia Delta. Ou ainda usar o nome Punto para um crossover elegante, similar ao Citroen C4

Vale lembrar que François foi responsável por cancelar o sucessor do Punto quando assumiu a posição de CEO da Fiat, em 2011. Ele descreveu o modelo cancelado como “de boa aparência, mas não supericônico”, citando razões de comercialização para seu fim. François queria um modelo global que pudesse fazer “grandes volumes”, algo que é mais fácil de conseguir com um crossover ou um SUV do que com um pequeno hatchback.

O Fiat Punto original foi introduzido em 1993 como um substituto para o Uno. A segunda geração chegou em 1999 com um estilo mais afiado, seguido pelo Grande Punto em 2005. Este último permaneceu em produção até 2018 com a ajuda de duas reestilizações subsequentes. Ele provou ser o último de seu tipo, pelo menos até que a Fiat decida tirar a poeira da placa de identificação em algum momento no futuro.

No Brasil, o Fiat Punto foi um carro bem aceito pelo desenho arrojado para a época em que foi lançado, no final de 2007. Tinha entre os principais rivais Volkswagen Fox e Renault Sandero. A frente que lembra o Maserati Coupé agradou, bem como o desempenho das versões 1.8 16V e da T-Jet, equipada com o 1.4 turbo.

O Fiat Punto acabou saindo de linha com 270 mil unidades vendidas  no Brasil e 9 milhões global. Foi substituído pelo Argo, que vai receber uma série de mudanças na linha 2026, passando a conviver por um tempo com a versão nacional do Grande Panda, esperado para ser lançado no Brasil no ano que vem. 

Fiat Grande Panda
Fiat pensa no Punto eletrificado, mas um crossover faz mais sentido diante da realidade do mercado hoje em dia
 Imagem: Divulgação

Fonte: autoo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.